
Dois objetivos têm se tornado cada vez mais comum entre as empresas de agronegócio: aumentar as vendas e ampliar a participação de mercado.
Para alcançar estas metas, é fundamental que as empresas invistam em ações de comunicação. Com um planejamento bem estruturado e um projeto diferenciado, ganharão relevância e, consequentemente, realizarão novos negócios.
Neste contexto, a assessoria de imprensa é uma grande aliada. Com o suporte de uma assessoria de imprensa contratada, as empresas de agronegócios terão exposição qualificada nos veículos de comunicação. Serão agendadas entrevistas em rádios e em TVs e também serão publicadas matérias em jornais, sites e revistas.
Outras atividades da assessoria de imprensa são divulgação de pesquisas realizadas pelo cliente, encontros de relacionamento com jornalistas e influenciadores durante eventos de agronegócio (como, por exemplo, Agrishow e Expodireto), divulgação em cidades específicas e visita à fábrica.
Ao realizar estas ações, uma empresa de agronegócio obteve diversas matérias publicadas nos veículos de comunicação (jornal, site, revista, TV e rádio), que contribuíram para um retorno em espaço de mídia de exatos R$ 1.783.560,00, no período de apenas um ano.
Este aumento de visibilidade contribuiu para que a empresa de agronegócio ampliasse em 60% o número de distribuidores e para que conquistasse mais clientes, muitos deles em cidades onde a empresa ainda não atuava.
Como consequência, a empresa de agronegócio ampliou o faturamento e se destacou frente aos concorrentes.
(*) Rodrigo Capella é Diretor da Ação Estratégica, empresa que funciona como uma extensão do cliente, criando e desenvolvendo estratégias de comunicação com foco sempre em resultados. A Ação Estratégica tem ampla experiência no segmento de agronegócio. E-mail: [email protected]