
Como dizia aquele grande bilionário americano: se eu quebrasse, e um dia me visse com apenas um único dólar no bolso, investiria em marketing...
Parece-me que sua receita tem sido seguida à risca... E hoje, mais do que nunca, o que mais vemos são campanhas desenfreadas de marketing, de tudo e de todos, desde produtos materiais e tangíveis como carros, bebidas ou candidatos políticos, até produtos subjetivos e intangíveis como sentimentos, emoções ou o próprio conhecimento. Enfim, tudo e todos parece estar à venda.
Como empresário, sou sempre assediado a contratar campanhas publicitárias para alavancar as vendas de meus produtos. Ai, na hora de definir o que fazer, tudo se confunde na minha cabeça, pois não sei diferenciar com exatidão o que seria propaganda, publicidade, reforço de marca, poder de marca, pós-vendas, manutenção de clientes, telemarketing, marketing direto ou a tal de campanha “marketing” propriamente dita.
Porém, tudo ficou mais fácil quando fui finalmente esclarecido, de uma forma que pode não ser a mais correta, mas extremamente simples e que pelo menos dissipou varias de minhas duvidas, e que talvez possa vir a ajuda-lo também. Assim me falaram:
Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.
Você chega pra ela e diz:
- "Oi, sou muito bom de cama. Está interessada?”.
Isso é Marketing Direto.
Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.
Você dá um toque em seu amigo. Ele chega pra ela e diz:
- "Oi, meu amigo ali é muito bom de cama. Está interessada?".
Isso é Propaganda.
Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.
De alguma maneira você descobre o telefone dela. Você telefona, bate um papinho, deixa-a a vontade, e depois diz:
- "Olhe, sou muito bom de cama. Está interessada?".
Isso é Telemarketing.
Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.
Você chega perto dela com a melhor roupa, usa o melhor perfume, dá o melhor sorriso, conversa usando todo seu charme. É polido e educado, movimenta-se com elegância, abre a porta do carro para ela. Depois olha para ela e diz:
- "Sou muito bom de cama também. Está interessada?".
Isso é Campanha de Marketing.
Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.
Você a reconhece, vai até ela, refresca sua memória, a faz rir. Então diz:
- "Continuo bom de cama. Está interessada?".
Isso é Manutençao de Clientes.
Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.
Após usar todo seu arsenal publicitário consegue passar a noite com ela. No outro dia envia-lhe um lindo buquê de flores acompanhado do seguinte cartão:
- “Olá, Já estou com saudades!”.
Isso é aplicação de Pós-Venda.
Se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala.
Ela vem até você e diz:
- "Oi, ouvi dizer que você é muito bom de cama. Está interessado?".
Isso é o poder da MARCA !
Mas, se você vai a uma festa, vê uma garota atraente do outro lado da sala. Usa todos os seus artifícios de marketing. A convence a sair com você, e...
- Oh meu Deus! Isso nunca aconteceu comigo antes!
Cuidado! Isso é PROPAGANDA ENGANOSA!
Paulo Lot Calixto Lemos