CI

Novas tendências de mercado e o Turismo Rural


Ricardo Moncorvo Tonet

 “O Turismo Rural é a nova maneira de otimizar a venda do produto final, resultado do esforço e do talento da agricultura familiar, abrindo a porteira para o desenvolvimento realmente sustentável, fazendo da costumeira hospitalidade do campo, o feito rentável de encantar o cidadão urbano, permitindo – lhe viver o bucólico sonho da roça, ainda que por um dia, ou num fim de semana”.

Renato Bravo

Ideias como o mercado local, comércio justo e até mesmo Slow Life entre outras, chegam como opção para os consumidores, mostrando uma tendência para as relações entre consumidores e produtores nos próximos anos.

Quanto ao mercado local, podemos entender como a tendência de buscar o consumo de produtos e serviços disponibilizados o mais próximo do local de produção, evitando o trânsito desnecessário de mercadorias, por exemplo. Na agricultura políticas públicas como os programas de aquisição de alimentos já indicam ações nesse sentido.

No comércio justo, os consumidores buscam diferenciais nos produtos ou nos serviços que sigam alguns princípios, podendo ser a preservação da saúde das pessoas ou do meio ambiente, até mesmo a eliminação de uma intermediação na comercialização e que venha a garantir um preço justo ao produtor.

O conceito da Slow Life veio do movimento Slow Food, pregando não apenas uma alimentação mais tranquila, mas uma vida mais calma, sem os atropelos e as correrias do dia – a – dia.

Podemos acrescentar a isso a tendências não tão recentes, porém não menos importantes como a agricultura orgânica ou natural.

Mas o que tudo isso tem a haver com Turismo Rural?     

Tudo. O Turismo Rural ocorre em espaços rurais, normalmente afastados dos aglomerados urbanos, longe do trânsito de veículos, permitindo a contemplação da natureza e das atividades rurais. Imagine-se num final de tarde comendo jabuticaba do pé, ou então ajudando numa colheita de uva! Terapia contra o estresse!

E um café na roça! Bolos variados, queijos caseiros, geleia de morango, café de coador e leite fresco esquentado no fogão a lenha! Tudo direto do produtor! Um almoço típico, iniciado com uma cachaça – para abrir o apetite – produzida nas redondezas, um filé de tilápia pescada a pouco no lago, muitas vezes com uma bela salada produzida na horta da propriedade de forma orgânica.          

Sem intermediários, viabilizando uma nova atividade nos espaços rurais, num preço justo e com o contato direto com a família e com o proprietário, fazendo da experiência do turismo rural algo inesquecível e por que não sustentável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.