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O potencial do Turismo Rural


Ricardo Moncorvo Tonet

Uma alternativa, para o espaço rural, como uma atividade de desenvolvimento social, humano e econômico é o Turismo Rural, especialmente em localidades privilegiadas pelas características ambientais, naturais, culturais e próximas aos grandes centros urbanos emissores de turistas.

O turismo rural permite fixar o homem no campo; promover o aumento de renda aos agricultores; criar novos empregos, especialmente para jovens e mulheres; aumentar a receita municipal e preservar, resgatar e divulgar o patrimônio natural e cultural local.

O turismo rural permite a valorização dos aspectos naturais, culturais e da atividade produtiva. Os benefícios sociais ocorrem na dinamização da cultura rural, na manutenção da sua identidade e autenticidade, resgatando valores, costumes e códigos, valorizando a história e a gastronomia local, as crenças, festas, linguagem e patrimônio arquitetônico. Nos aspectos ambientais, o turismo rural visa o uso racional dos recursos naturais, sua preservação e conservação, visto que tais recursos passam a ser atrativos turísticos.

Além desses benefícios diretos do turismo rural, este permite a venda direta de produtos agrícolas, a agregação de valor na forma de processamento artesanal e a venda de artesanato local.

Assim, o turismo rural pode propiciar o contato direto do consumidor com o produtor que pode vender, além dos produtos in natura ou beneficiados (compotas, queijos, artesanato), serviços de hospedagem, alimentação e entretenimento.

Pensando unicamente nos atrativos da produção e da propriedade, podemos dizer que, especialmente, quando na agricultura familiar, toda a propriedade rural pode ser direcionada para o turismo rural, mas devemos considerar os seguintes aspectos para o sucesso da atividade de turismo rural: aptidão do produtor e da família (o produtor precisa querer e estar preparado para receber o turista); condições ambientais (o turista não quer ser recebido em locais onde a agressão ambiental é evidente); localização da propriedade (os caminhos até a propriedade precisam estar bem cuidados e sinalizados); capacidade de lotação (o proprietário deve ter claro o público que a propriedade e a atividade turística comportam).

No entanto, no meio rural, encontramos os ambientes mais frágeis, sendo necessário um adequado planejamento para se alcançar um nível de desenvolvimento turístico satisfatório e que venha beneficiar àqueles produtores que tem real interesse e capacidade de crescimento na atividade.

Para tanto nota - se a necessidade de conhecimento, motivação, treinamento e divulgação da atividade de turismo rural a fim de estruturá-lo como uma atividade econômica, procurando levar a possibilidade do negócio turismo rural para dentro da realidade das propriedades agrícolas, especialmente, para a agricultura familiar através do acesso ao crédito, capacitação e associativismo.

Como objetivos específicos dessas capacitações podemos citar: treinar os agentes em questões básicas sobre turismo rural, processamento artesanal e artesanato; mão-de-obra qualificada; conhecimentos básicos na elaboração de projetos de implantação de empreendimentos; definição de um produto turístico adequado às necessidades do mercado; oferecer ferramentas para que compreendam os mecanismos básicos de administração e marketing de empreendimentos de turismo rural, incluindo qualidade no atendimento e aspectos operacionais da atividade turística; divulgação do turismo rural; formação de associações locais ou regionais envolvidas com as atividades de turismo rural.

Novos desafios como à formação de circuitos e rotas de acordo com os conceitos de territórios, se apresentam ainda para o futuro, bem como o de incluir o produtor rural com características familiares de maneira indireta no turismo rural, como fornecedores de produtos para os equipamentos turísticos.

            A atividade turística, como um todo, cresce a cada dia e como tendência de maior crescimento podemos destacar as viagens familiares à curta distância e por períodos de estadia menores, como os finais de semana ou mesmo os passeios de um dia, abrindo espaço para algumas modalidades de turismo, entre elas a do turismo rural, cabe, pois, ao setor agropecuário enxergar essa atividade, aliada as já tradicionais, como uma real oportunidade de negócio.

 

 

Eng. Agr. Ricardo Moncorvo Tonet

Casa da Agricultura de Amparo

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