CI

O que é Analise de Negócios?


Arnaldo de Oliveira

·      É uma check-up da empresa. Pode-se fazê-lo financeiramente ou abranger os vários setores da organização, estudando o que a empresa está fazendo, e como, para responder perguntas tais como:

·      Porque vendo bastante e não tenho lucro ?

·      O que terei que fazer para mudar esta situação ?

·      Quanto terei que vender de tal produto para conseguir lucro de X% ?

·      Qual o mínimo de faturamento para terminar o mês empatado?

·      Vou colocar um novo produto no mercado. A que preço deverei lançar ? E muitas outras perguntas. 

 

TODAS  AS EMPRESAS SÃO ANALISADAS DA MESMA FORMA ?

·         Somente alguns conceitos gerais se repetem, geralmente a metodologia e os conceitos são específicos para cada caso.

 

PORQUE UMA EMPRESA ENTRA EM DIFICULDADE  JÁ QUE O EMPRESARIO  SE ESFORÇA TANTO PARA QUE  NÃO ACONTEÇA ?

  • O empresário brasileiro é antes de tudo um herói. Mas é vitima também de uma cultura secular que o convenceu ao longo dos anos de que quando a empresa está bem, nada é necessário mudar, analisar. Não poucos são aqueles que se movimentam só quando o negócio estaciona ou declina. Somos assim com a nossa saúde, com a atualização nos conhecimentos e assim por diante.

 

ENTÃO É NECESSÁRIO ESPERAR POR TEMPOS RUINS.

  • Sem dúvida,  ser previdente não é sinônimo de pessimista. Ter um bom controle de custos por exemplo é uma bom começo, mas para isso é necessário um software que atenda e que pessoas sejam comprometidas na sua alimentação.

     

QUAL A CONSEQUENCIA DISSO ?

  • Quando o negócio vai bem, o cenário é visto como se fosse permanente, mas,  se nem naqueles países que tem a legislação e regulamentações  firmes, não se pode confiar por inteiro, imagina no nosso que, as regras são mudadas, até no segundo tempo do jogo, ou na prorrogação.      

 

E O EMPRESARIO COMO É VISTO PELO ANALISTA DE NEGÓCIOS ?

  • Com respeito, pois se ele administrou aquele negócio até hoje, é porque é conhecedor daquilo. Saber tocar uma empresa não é somente executar o dia-a-dia, é antes de tudo tomar decisões sobre situações de risco,  e muitas delas,  inéditas na vida da empresa.

 

DIANTE DOS PRIMEIROS INDÍCIOS, O QUE É NECESSARIO FAZER ?

  • O correto não é corrigir, mas sim prever o cenário pelo menos do futuro próximo. O problema é que o empresário com o seu corre-corre, não dispõe de tempo para analisar o seu negócio e continua a trabalhar sempre acreditando que o mês seguinte será diferente, sonho que nem sempre se realiza, e quando a situação se torna muito incomoda, aí sim, busca ajuda externa, porém nem sempre dá tempo.

 

QUAL É O PERIGO NUMA SITUAÇÃO DESSAS ?

  • É o efeito psicológico. A disseminação de uma insegurança decorrente da divulgação não maliciosa por parte principalmente de funcionários e fornecedores, acaba penetrando em todos os ouvidos da empresa, reduzindo consideravelmente a energia dos funcionários exigindo ainda mais do empresário, que além do esforço para pensar em todos os setores da empresa, terá ainda que conseguir mais energia para estimular o pessoal, e convence-los de que aquela é uma fase natural numa organização.

     

QUANDO O EMPRESARIO PERCEBE QUE SUA EMPRESA ESTÁ EM DIFICULDADE, O QUE O SR RECOMENDA ?

  • O correto é pedir ajuda externa, pois até no inicio da década passada, alguns empresários que eram capacitados no assunto levantamento e análise, faziam eles próprios seus estudos e redirecionavam, hoje porém, não é mais possível, pois todos na empresa estão sobrecarregados, não há pessoas disponíveis para tal.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.