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Planejamento de Marketing no Agronegócio: um Bem necessário


Marcello Guerra

Planejamento de Marketing no Agronegócio: um Bem necessário

“A agricultura brasileira não explora suficientemente

iniciativas de marketing que poderiam aumentar o

valor de mercado de sua produção.”

Nivaldo Carlucci – Presidente da ABMR

Mais do que nunca, o setor agrícola vem assumindo seu papel de segmento estratégico para o crescimento do Brasil, tanto do ponto de vista econômico, quanto social, fruto de uma atividade fundamental para a construção de um verdadeiro modelo desenvolvimentista nacional.

O peso da agropecuária na economia é evidenciado pelos dados divulgados pelo IBGE, que apontam uma participação de 27% do setor na formação do Produto Interno Bruto em 2000, atingindo a cifra de US$ 167,8 bilhões. No conturbado ano de 2001, esta participação aumentou em 5,1%, contribuindo e muito, para o resultado positivo da balança comercial. O superávit da agricultura alcançou US$ 19 bilhões, ajudando o país a conseguir um saldo positivo de US$ 2,6 bilhões.

Em grande parte, estes resultados positivos devem-se às iniciativas empreendedoras de produtores que investiram em novas tecnologias, implementos e práticas produtivas mais modernas, incorporando uma visão mais abrangente ao agronegócio, cada vez mais orientado para o aumento da produtividade, para a diferenciação e para a melhoria da qualidade dos produtos, visando atingir mercados mais exigentes e rentáveis.

Entretanto, o pleno desenvolvimento do agronegócio depende, além destes esforços ligados aos processos produtivos, da adoção de ferramentas de informação de mercado que possam subsidiar o processo de planejamento estratégico e definição de ações efetivas ligadas ao marketing rural.

A profissionalização do setor exige portanto, que os empresários do agronegócio procurem trabalhar com base em dados e informações confiáveis sobre as principais questões envolvidas no sucesso empresarial de suas atividades, tais como:

· Definição e entendimento da segmentação de seus mercados-alvo;

· Identificação de potencial para novos negócios, por meio de estudos de demanda;

· Desenvolvimento de produtos e serviços para novas necessidades de consumo, buscando sempre agregar valor ao conceito;

· Estratégias de comunicação com os consumidores;

· Logística e distribuição de produtos;

· Formação preços;

· Geografia de mercado, etc.

Neste sentido as ferramentas de pesquisa e informações de mercado tem grande utilidade para que os empresários do agronegócio possam conhecer melhor seus mercados e maximizar suas oportunidades por meio de uma boa gestão das variáveis que influenciam direta ou indiretamente na comercialização de um produto ou serviço.

A Somatório Pesquisa & Informações é uma empresa especializada neste tipo de estudo, tendo realizado uma série de estudos de mercado desta natureza, auxiliando empresas e empreendedores a tomar as decisões baseadas em um planejamento de marketing objetivo, voltado para resultados.

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