CI

Russia retoma compras de carne Brasileira


Argemiro Luís Brum

Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne -Abiec, o Ministério da Agricultura da Rússia autorizou importações de carne de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A Rússia que é o principal comprador de carne brasileira (absorvendo cerca de 60% da carne suína e 15% da carne bovina exportadas pelo Brasil), restringiu as compras de carne bovina e suína brasileiras devido a ocorrência de febre aftosa em alguns Estados brasileiros. As informações dão conta de que o embargo será parcialmente suspenso (mantendo-se o embargo para os Estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais), e que os embarques deverão ser retomados ainda neste mês de março.

Oferta de arroz Argentino

As últimas três safras argentinas de arroz vêm sendo marcadas por um crescimento na oferta oriundo de um incremento na produtividade. Diante disso, o volume produzido na atual safra em fase de colheita, deverá totalizar 970.000 toneladas (um incremento de 35% sobre a safra 2003/04). Para a safra 2006/07, as projeções são de 1,0 milhão de toneladas (revelando um incremento de cerca de 40% em comparação à safra 2003/04). Diante disso, o excedente exportável do vizinho país gira em torno de 500.000 toneladas, já que o seu consumo médio (nos últimos três anos) tem sido de 370.000 toneladas. Esse é um dos motivos, por exemplo, que faz com que o produto esteja disponível ao exterior e seja comprado, inclusive pelo Brasil. Entretanto, não é somente o excesso de oferta que desperta interesse dos compradores brasileiros, há que se observar o fato de o Brasil estar com o real sobre-valorizado em relação ao dólar, facilita toda e qualquer importação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.