CI

Títulos de capitalização


Vinícius André de Oliveira
Existe no varejo do setor bancário um produto oferecido tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, que é o título de capitalização. Esse produto tem causado uma certa frustração nos clientes. E por que falo em frustração? Devido ao fato de muitas pessoas considerarem esses títulos como produtos de investimento quando na verdade estão bem longe disso.
É como considerar um consórcio como investimento. Não existe qualquer argumento decente que possa elevar tais produtos para essa categoria. Acredito que falte clareza no momento da aquisição e quando falo em falta de clareza não me refiro aos menos instruídos somente. No segmento de alta renda, os títulos de capitalização atingem boa parte dos clientes.
Claro que existe a famigerada venda casada e a compra para compensar o gerente que ajudou em outro momento. Por hora, vamos desconsiderar essas situações e entender os motivos pelos quais não se deve adquirir um título de capitalização como investimento:
1)É um jogo: o comprador paga algumas parcelas e ganha o direito de concorrer a sorteios de prêmios e dinheiro. O recurso deverá ficar “aplicado” por período determinado e o resgate antecipado certamente prejudicará o cliente.
2)O rendimento é comparado com o da poupança, porém a sistematização é diferente. Na poupança todo montante é capitalizado. Já no título de capitalização apenas parte do pagamento mensal sofre rentabilização, a chamada cota de capitalização. O restante vai para cobrir os custos dos prêmios dos sorteios, uma espécie de taxa de administração que aumenta com o decorrer dos meses podendo chegar a absurdos 97%.
3)Existe a possibilidade de incidência de imposto de renda. Para quem resgatar um valor maior do que o total das mensalidades pagará uma alíquota de 20% sobre os ganhos. Caso seja sorteado, o ganhador pagará 25% na fonte.
4)Como mencionei anteriormente, o recurso deve ficar, geralmente, por no mínimo 12 meses sem a possibilidade de retirada. Se após esse período existir algum resgate o cliente receberá apenas parte do dinheiro como forma de penalidade. Além disso, o atraso das mensalidades resultará na suspensão do título o que impedirá o comprador de participar dos sorteios. Se o atraso for de 4 meses o título é cancelado e somente parte do dinheiro é devolvido.
Enfim, existem investimentos mais vantajosos acredito eu – inclusive sem a incidência de IR – e com penalidades mais brandas do que os títulos de capitalização. Aconselho uma boa pesquisa ou a busca por ajuda profissional. Bons investimentos!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.