CI

Turismo Rural e Sustentabilidade


Ricardo Moncorvo Tonet
O desenvolvimento sustentável, muito mais do que um simples conceito, é uma busca constante no sentido da construção de contextos de sustentabilidade, aqui não só observando a dimensão ambiental, mas também aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos.

A conceituação de Turismo Rural fundamenta – se em aspectos que se referem ao turismo, ao território, à base econômica, aos recursos naturais e culturais e à sociedade. Com base nesses aspectos, define – se Turismo Rural como o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade (Ministério do Turismo, 1998).

Diversos autores, apresentam ainda, que as características básicas para que uma propriedade desenvolva o turismo rural deve: desenvolver atividades produtivas de forma a gerar renda com a venda de seus produtos; manter e promover a autenticidade dos atrativos; valorizar a cultura regional; desenvolver o atendimento de forma personalizado, tipicamente familiar; desenvolver a atividade turística de mínimo impacto e envolver a comunidade local;

Assim, podemos considerar o turismo rural como uma atividade indutora de desenvolvimento sustentável, se algumas primícias forem utilizadas.

Do ponto de vista ambiental, fica claro que os turistas dessa modalidade de turismo, estão bastante atentos às preocupações relativas ao meio ambiente, dessa forma os cuidados com a geração e o descarte de lixo, que tende a aumentar são fundamentais, assim como a preocupação com os demais resíduos domésticos.

Com relação à utilização de áreas de preservação, para visitação, trilhas ou cachoeiras, cuidados especiais devem ser tomados, procurando manter as características próprias desses atrativos com o mínimo de intervenção possível, buscando sempre o apoio de profissionais habilitados e seguindo a legislação ambiental.

Na área de produção agropecuária cuidados básicos como erosões, assoreamentos de cursos d’água, matas ciliares e preservação de remanescentes florestais também passam a ser fundamentais.

Além disso, na oferta de produtos e serviços, como por exemplo em produtos processados (leite, embutidos, doces etc.) ou na oferta de cafés na roça e pratos típicos, deve – se optar por uma produção de menor impacto como por exemplo a agricultura orgânica.

No que se refere às questões sociais, ao que parece, o turismo rural tem sido uma oportunidade de trabalho para mulheres e jovens, de qualquer forma seguir a legislação trabalhista é fundamental para o efetivo desenvolvimento da atividade turística.
 
Outra preocupação deve ser quanto à capacidade de lotação do produto turístico, melhor receber bem 10 pessoas, se é essa a sua capacidade, do que atender 20 sem a certeza de que eles irão um dia voltar.

A valorização das manifestações culturais, seja através da culinária típica, das músicas e danças, das festas religiosas e do artesanato devem ser também incentivados, buscando sempre manter a identidade com a realidade local.

Nota – se, que considerando todas as possibilidades dentro do turismo rural, o mesmo para se manter sustentável, deve acontecer dentro de uma lógica associativa, visto que uma propriedade acaba por complementar a atividade da outra, procurando a construção de circuitos (rotas ou roteiro) que contemplem toda uma comunidade, que se não estiver diretamente recebendo os turistas, pode participar como fornecedora de produtos aos equipamentos turísticos.

Assim, a sustentabilidade política, através dessa visão de ação conjunta, poderá ser mais facilmente conseguida, junto aos poderes municipais, como por exemplo na manutenção das estradas rurais, ou mesmo estaduais ou federais como projetos específicos, como por exemplo de sinalização turísticas.

Os desafios são muitos, mas mais do que nunca os turistas estão espera de experiências que possam enriquecê-lo e encantá-lo, e isso, o turismo rural, bem trabalhado do ponto de vista da sustentabilidade, é capaz de proporcionar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.