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UM OLHAR PARA UM EDUCAR SUSTENTÁVEL


Ricardo Moncorvo Tonet

                        O conceito clássico para desenvolvimento sustentável é “àquele que atenda às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras atenderem às suas”.

                        Nota–se a princípio, um forte apelo ambiental nesse conceito. No entanto, a idéia de desenvolvimento sustentável é muito mais ampla, devendo considerar as questões sociais, políticas, culturais, econômicas, éticas e a efetiva participação de toda a sociedade, visando à melhoria da qualidade de vida.

Assim, o desenvolvimento, significa a realização de potencialidades sociais, culturais e econômicas da sociedade, em perfeita sintonia com o seu entorno ambiental.

Além disso, atualmente, a idéia de desenvolvimento deve ser entendida como um processo de expansão das liberdades reais, que as pessoas desfrutam e que são determinadas, essencialmente, por saúde, educação e direitos civis; bem diferente da visão restrita, apesar da sua importância, que identifica desenvolvimento com crescimento do PIB, aumento da renda, industrialização, avanço tecnológico ou modernização.

                        Então, nos perguntamos. Como desenvolver sem educar? Será possível? E aqui não falamos exclusivamente do ensino formal, mas de um processo continuo de aprendizagem.

                        Paulo Freire já citava que “ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo”. Nesse sentido, a aprendizagem precisa ser vivenciada e verdadeira para os educandos, buscando sempre a mudança de comportamento ou de situação, “aprendendo a aprender”.

                        Nesse modelo de aprendizagem, o educador atua como facilitador. Seu papel não é o de ensinar, mas ajudar o aluno a aprender; não transmitir informações, mas criar condições para que o educando adquira informações, organizar estratégias para que o educando conheça a cultura existente e crie cultura. Ressaltamos ainda, que esse processo de aprendizagem não deve estar restrito à escola, mas à família e a toda a sociedade, através de seus diversos atores.

                        E com relação ao meio ambiente em que vivemos. Qual nossa postura como membros de uma sociedade?

                        Podemos por exemplo, citar Educação Ambiental como os processos permanentes de formação individual e coletiva, para reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, atitudes e hábitos, visando uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que integra.

                        Mas o que isso significa? Como esses conceitos podem fazer parte de nossas vidas?

                        Só consigo pensar em uma resposta: respeito. Respeitar é muitas vezes não fazer para o outro aquilo que não queremos que façam conosco. Alguém gosta de ficar sem água? Ou de ver sua cidade suja, com lixo pelas calçadas? Ver o rio que corta a cidade poluído?

                        Mudar nossas atitudes, respeitando as gerações futuras (nossos filhos e netos) para que eles possam viver num mundo que espero melhor, senão pelo menos, igual ao que hoje vivemos.
 

Eng. Agr. Ricardo Moncorvo Tonet

CATI – Casa da Agricultura de Amparo

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