Produção de algodão pode cair quase 10%
Safra de algodão 2025/26 deve ter área menor
Foto: Pixabay
A análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (26), informa que a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) apresentou a primeira estimativa para a safra brasileira de algodão 2025/26, reforçando a projeção de redução da área cultivada em relação ao ciclo 2024/25.
Segundo o relatório, a área destinada ao algodão foi estimada em 2,05 milhões de hectares, o que representa queda de 5,53% frente à safra anterior. O documento aponta que “o movimento é pautado, principalmente, pela expectativa de redução de área em Mato Grosso e na Bahia”, principais estados produtores do país. Em relação à produtividade em pluma, a estimativa ficou em 124,40 arrobas por hectare, recuo de 4,70% na comparação com o projetado para 2024/25.
Diante desse cenário, a produção brasileira de algodão em pluma foi estimada em 3,83 milhões de toneladas, redução de 9,90% em relação à safra passada. Ainda de acordo com a análise, o contexto “reforça a expectativa de possíveis impactos na oferta do algodão brasileiro no mercado”, com tendência de menor volume de estoques de passagem para o próximo ciclo.