Onda de calor pode atingir o Sul do Brasil nos próximos dias
Calor intenso pode provocar queda na produtividade
Foto: Freepok
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para a possibilidade de uma onda de calor atingir o Sul do Brasil entre os dias 24 e 29 de janeiro. O fenômeno, caracterizado por temperaturas ao menos 5°C acima da média por cinco dias consecutivos, pode se configurar principalmente no Rio Grande do Sul.
A intensificação do calor é provocada por um sistema de alta pressão atmosférica que mantém o tempo seco e impede a formação de nuvens. Sem previsão de chuva, os termômetros devem disparar. Em cidades como Uruguaiana, Alegrete e São Borja, as máximas podem chegar a 39°C — até 6°C acima do normal para o período.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Santa Catarina e Paraná também devem registrar calor acima da média, especialmente nas regiões oeste e centro-oeste, onde os termômetros podem marcar até 36°C. A combinação de tempo seco e altas temperaturas aumenta o risco de incêndios e exige atenção redobrada de produtores e da população em geral.
Para o setor agropecuário, o calor intenso pode provocar queda na produtividade e exigir ajustes nos manejos de irrigação e alimentação animal.