Safra de tabaco registra boa qualidade das folhas
Colheita de tabaco entra na fase final em várias regiões
Foto: Pixabay
A colheita de tabaco avança no Rio Grande do Sul, conforme o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (22). Na região administrativa de Pelotas, os trabalhos seguem com a colheita e a secagem das folhas nas estufas, além do início da comercialização das folhas baixeiras. Segundo o levantamento, os preços praticados variam entre R$ 270,00 e R$ 290,00 por arroba. A Emater/RS-Ascar informa que “estima-se que já tenham sido colhidos 52% da safra”, com qualidade considerada satisfatória.
No Baixo Vale do Rio Pardo, na região administrativa de Soledade, a colheita se aproxima do encerramento, alcançando 98% das áreas. Em regiões mais elevadas, as atividades seguem em ritmo mais intenso, com pouco mais de 35% da produção colhida. De acordo com o Informativo Conjuntural, está em fase final a prática de desbrota de plantas nas lavouras tardias.
Ainda conforme a Emater/RS-Ascar, de forma geral, “a qualidade das folhas está adequada”, e os produtores demonstram satisfação tanto com a produtividade quanto com os preços recentemente observados no mercado.