CI

Calor extremo avança no Sul e no Centro-Oeste: temperaturas podem superar os 39°C, alerta INMET

Projeções do INMET indicam que o calor será mais intenso entre os dias 24 e 28


Foto: Canva

A reta final de janeiro será marcada por uma forte elevação das temperaturas no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a tendência de calor persistente se intensifica a partir deste sábado (24), com os dias seguintes registrando máximas significativamente acima da média histórica.

O cenário é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que dificulta a formação de nuvens e inibe a ocorrência de chuvas em boa parte da Região Sul e do Centro-Oeste. Com o predomínio do tempo seco e ensolarado, o aquecimento atmosférico ganha força, ampliando o desconforto térmico e elevando o risco de impactos no campo e na saúde da população.

As projeções do INMET indicam que o calor será mais intenso entre os dias 24 e 28 de janeiro. No Rio Grande do Sul, os termômetros podem ultrapassar os 38°C em municípios do oeste, como Uruguaiana, São Borja e Alegrete. Para efeito de comparação, a média máxima para janeiro nessa região varia entre 31°C e 33°C — ou seja, os valores previstos representam um desvio de até 6°C.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Em Santa Catarina, a elevação também será notável, especialmente na faixa centro-oeste do estado. Chapecó, São Miguel do Oeste e Iporã do Oeste devem registrar máximas entre 35°C e 36°C. Nessas áreas, a média histórica é de aproximadamente 30°C, o que representa um aumento de 5°C a 6°C por pelo menos quatro dias seguidos.

Paraná e Mato Grosso do Sul seguem mesma tendência

O Paraná acompanhará o padrão observado nos estados vizinhos, com calor mais acentuado no oeste. Cidades como Cascavel, Guarapuava e Pato Branco estão entre as mais expostas, podendo atingir temperaturas entre 34°C e 36°C — até 5°C acima do normal para o mês de janeiro.

No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul também enfrentará um aumento expressivo das temperaturas. O aquecimento começa já nesta sexta-feira (23), com picos previstos para domingo (25), quando os termômetros podem atingir os 39°C em áreas do oeste do estado, como Dourados, Ponta Porã e Corumbá. O desvio em relação à média histórica, que gira entre 30°C e 31°C, pode chegar a 8°C.

O prolongamento de períodos de calor intenso representa um fator de risco para a produção agropecuária. O estresse térmico pode comprometer o desempenho de animais e plantas, além de aumentar o consumo de água em sistemas de irrigação e elevar a chance de incêndios em áreas de vegetação.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7