CI

Ativos biológicos e agroquímicos estimulam produção da cana 

Os ativos já são utilizados em algumas etapas do cultivo


Uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio Ambiente) analisou a compatibilidade de ativos biológicos com agroquímicos para estimular a produção de cana-de-açúcar. De acordo com o pesquisador Bernardo de Almeida Halfeld-Vieira e a bolsista de pós-doutorado Michelli de Souza dos Santos, autores do estudo, o intuito da pesquisa é diminuir o uso de produtos químicos na cultura. 

“O interesse na utilização de micro-organismos benéficos na cultura da cana-de-açúcar vem aumentando significativamente junto ao setor sucroenergético, tendo como principal objetivo compor sistemas de produção mais sustentáveis”, explicam. 

Segundo eles, os ativos biológicos já são utilizados em algumas etapas da produção da cana e, portanto, se combinados com os defensivos químicos poderiam trazer benefícios. ““estes produtos são utilizados pelos produtores em mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. Portanto, a compatibilidade destes ativos biológicos com os principais produtos em uso configura-se de importância para a inserção dos ativos biológicos ao sistema produtivo”, comentam. 

Halfeld-Vieira informou que foram utilizadas bactérias fixadoras de nitrogênio em gramínea que, quando combinadas em um pool contendo várias espécies bacterianas, podem contribuir para o desenvolvimento da cultura. De acordo com Michele, o resultado da pesquisa trará muitos resultados benéficos para os produtores de cana, mas o processo demanda bastante cuidado. 

“Para que possa ser incorporada no pool de bactérias diazotróficas, a estirpe de B. aryabhattai não deve produzir compostos que inibam o desenvolvimento destas bactérias e vice-versa, pois o antagonismo entre elas culminaria em não estabelecer um ou mais ativos biológicos na planta, interferindo na obtenção do resultado esperado”, conclui. 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.