CTECNO Parecis celebra dez anos de ciência no campo
Centro de pesquisa de Mato Grosso destaca avanços em manejo e produtividade agrícola
Foto: Pixabay
O investimento em pesquisa e inovação tem sido um dos principais motores da evolução da agricultura brasileira, garantindo o aumento da produtividade, eficiência no uso de insumos e maior rentabilidade ao produtor rural. Em Mato Grosso, essa conexão entre a ciência e o campo ganhou forças com a atuação do Centro Tecnológico de Campo Novo do Parecis (CTECNO Parecis), do Instituto Mato-grossense do Agronegócio (Iagro MT) em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT).
Há dez anos, o CTECNO Parecis atua diretamente na geração de dados técnicos e científicos para atender demandas reais dos produtores. Ao longo desses anos, pesquisas em fertilidade do solo, genética, manejo nutricional, plantas de cobertura e uso de novas tecnologias têm contribuído para transformar o conhecimento científico em resultados práticos dentro das propriedades.
Segundo o coordenador de pesquisa do CTECNO Parecis, Rodrigo Hammerschmitt, a implantação do centro de estudos têm auxiliado no aumento de pesquisas com foco na fertilidade do solo.
“Ao longo das últimas dez safras, conduzimos experimentos consolidados, avaliando doses e momentos de aplicação de nutrientes como fósforo, potássio e enxofre, entre outros estudos. Isso permite avaliar variações de clima, genética e solo, principalmente em áreas arenosas, e direcionar ao produtor qual a quantidade ideal de nutriente para alcançar uma produtividade satisfatória”, explicou.
Segundo Rodrigo, os dados gerados nas pesquisas não ficam restritos ao campo experimental. Eles são repassados aos produtores por meio de visitas técnicas à estação de pesquisa, dias de campo e rodadas técnicas realizadas nos núcleos da Aprosoja MT. “Levamos os resultados compilados dos últimos anos e apresentamos conforme a realidade local de cada produtor. É um direcionamento técnico, baseado em dados, para auxiliar na tomada de decisão dentro da propriedade”, destacou.
Além das pesquisas consolidadas, o CTECNO também atua na validação de novas tecnologias que surgem no mercado. “Sempre que aparece uma inovação com potencial de aumento de produtividade e que desperta interesse coletivo dos produtores, nós testamos dentro da estação de pesquisa. Assim conseguimos validar se o resultado é positivo ou negativo antes de o produtor investir em área comercial”, pontuou Rodrigo.
Na prática, os impactos desse trabalho já são percebidos nas lavouras. O produtor e delegado do núcleo de Claúdia, Ivan Hoffmann, afirma que as pesquisas do CTECNO Parecis foram determinantes para superar desafios relacionados à produtividade em solos arenosos. “Antigamente tínhamos dificuldade de alcançar boas produtividades na soja. Acompanhei desde o início as pesquisas voltadas ao manejo desses solos e passamos a implementar práticas como o uso de palhada, manejo mais eficiente do fósforo e do potássio, sempre com base em análise de solo”, relatou.
Ivan destaca que, mesmo com a redução de doses de alguns fertilizantes, os resultados foram positivos. “Hoje conseguimos produzir em solos arenosos praticamente o mesmo que em solos argilosos. No milho, o escalonamento da aplicação de nitrogenados, seguindo as recomendações do CTECNO, fez toda a diferença. São decisões baseadas em pesquisa que aumentaram nossa produtividade ano após ano”, afirmou.
Para o produtor, a imparcialidade do centro de pesquisa é um dos principais diferenciais. “As demandas partem do produtor e os resultados mostram o que realmente funciona, o que dá para economizar e onde é possível ganhar produtividade. Isso é fundamental para quem está no campo”, completou.
Olhando para o futuro, o CTECNO Parecis segue ampliando suas linhas de pesquisa. Segundo Rodrigo Hammerschmitt, além da fertilidade do solo, o centro tem avançado em estudos com novos materiais genéticos, densidade populacional, épocas de semeadura, produtos biológicos, manejo de pragas, herbicidas, micronutrientes e estruturadores de plantas. “Nosso objetivo é seguir aprimorando esses trabalhos para entregar informações cada vez mais qualificadas ao produtor, sempre alinhadas à realidade da lavoura”, ressaltou.
Ao completar dez anos de atuação, o CTECNO Parecis reafirma o papel estratégico da pesquisa aplicada como ferramenta essencial para uma agricultura mais eficiente, sustentável e competitiva. O investimento em genética, manejo de solo, nutrição de plantas e novas tecnologias segue sendo um dos caminhos mais seguros para garantir produtividade e rentabilidade no campo.