CI

Adidos agrícolas visitam obras do Centro de Excelência de Bovinocultura de Corte do Senar

Visita faz parte da programação da segunda edição do Programa Intercâmbio AgroBrazil da CNA


Depois de conhecer as ações do Sistema Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de MS e o potencial agropecuário do Estado, a segunda parada do grupo de adidos em Mato Grosso do Sul foi o Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, na tarde dessa segunda-feira (17).

A estrutura, que está sendo construída, fica na sede da Embraba Gado de Corte, em Campo Grande. A visita faz parte da programação da segunda edição do Programa Intercâmbio AgroBrazil da CNA – Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil.

O superintendente do Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, Lucas Galvan, apresentou o projeto estrutural do Centro e falou do desafio da entidade. “A intenção é oferecer aos alunos conhecimentos que levem o produtor a alcançar números ainda melhores na pecuária. Para isso, o Senar fará uma série de investimentos na educação para técnicos e profissionais que atuarão nesse segmento nos próximos anos”.

Para a superintendente de relações internacionais da CNA, Lígia Dutra, que acompanha o intercâmbio, o grupo tem total interesse em conhecer mais sobre o Senar/MS. “As embaixadas, que são de países em desenvolvimento, assim como o Brasil, querem saber como a nossa agricultura se transformou nessa potência que é hoje. Desejam entender melhor a respeito da transferência de tecnologia no campo e como a assistência rural e a capacitação acontecem”.

Apesar da baixa temperatura registrada ontem, na Capital, os representantes de sete países também percorreram a fazenda modelo da Embrapa, passando pelas experiências com novas pastagens, sistema ILPF – Integração Lavoura Pecuária Floresta e ficaram entusiasmados com o que já viram até aqui. “Para nós, que agora estamos morando no Brasil e temos responsabilidades sobre as negociações com o país, é essencial ter essas informações precisas sobre a produção local”, afirma o argentino, Javier Dufourquet, conselheiro agrícola da Argentina.

Nesta terça-feira(18) o grupo realiza a visita técnica no município de Miranda, localizada a 200 quilômetros de Campo Grande, onde conhecem propriedades rurais que recebem o atendimento do Senar/MS e que são consideradas casos de sucesso em gestão e produtividade. “O objetivo do programa é trazer os diplomatas que ficam cedidos em Brasília para conhecer como funciona nossa produção. Nossa meta é trazê-los para próximo do produtor”, explica a superintendente de relações internacionais, Lígia Dutra, da CNA.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.