Biológico se consolida como solução segura e sustentável
Tecnologia oferece ainda mais resultados aos pomares do Sul
Foto: Pixabay
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com colheita em torno de 58 milhões de toneladas ao ano, segundo dados da Embrapa. A área de frutíferas no País está distribuída entre frutas tropicais, subtropicais e espécies de clima temperado. Para este último, destacam-se as uvas, maçãs, pêssegos, ameixas e nectarinas; cultivos que têm grande importância socioeconômica nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
No entanto, para que a produção de frutas de clima temperado aconteça com qualidade em solo brasileiro é necessário o manejo correto, principalmente com foco na quebra de dormência e na deficiência na brotação, problemas recorrentes em condições de inverno ameno e oscilação de temperaturas, características frequentes na Região Sul.
Nesse cenário, a Syngenta Biologicals, marca global recém-lançada que integra as soluções biológicas da Syngenta, é a única companhia do mercado nacional que oferece uma tecnologia biológica eficaz para a quebra de dormência do cultivo da maçã, pera, uva e outras frutíferas com caroço, como o pêssego e a ameixa. Trata-se do ERGER™, bioestimulante que suporta os processos metabólicos que acompanham a interrupção da dormência nas frutíferas de clima temperado, oferecendo condições para uma brotação mais uniforme e vigorosa nas lavouras. "Se a temporada de inverno não for longa ou fria o suficiente, os botões continuam sua dormência, levando a uma série de anomalias como, por exemplo, crescimento foliar atrasado e esgotamento prematuro dos nutrientes, o que aumenta o risco de queda precoce de frutas ou leva a uma grande desuniformidade de produção. Quando as condições climáticas se tornam desfavoráveis, a atividade metabólica das plantas fica paralisada e interfere diretamente na produtividade e qualidade da colheita", explica Ana Paula Neto, Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Syngenta Biologicals.
O ERGER™ é um estimulante biológico natural e seguro que traz eficiência ao processo de brotação, de forma harmoniosa às necessidades ambientais. “A quebra da dormência de frutas nestas condições climáticas é uma das etapas mais relevantes para promover a produtividade das frutíferas de clima frio e é neste contexto que o ERGER™ atua. Ao fornecer uma solução de suporte para início do ciclo de frutificação, sem causar fitotoxidez às brotações e ao meio ambiente, o produto apoia o agricultor na solução de um dos principais desafios destes cultivos”, contextualiza Ana.