CI

Custos de Produção

-



 

O desenvolvimento da agricultura e do abastecimento nacional tem relação direta com a informação e o conhecimento. O acesso a essas variáveis é condição essencial para a criação de oportunidades de investimentos. A produção na atividade agrícola, pelas suas particularidades, exige escolhas racionais e utilização eficiente dos fatores produtivos. Esse processo de tomada de decisão reflete no seu custo total, que, por sua vez, impacta os resultados ótimos da atividade.  

O custo da produção agrícola é parte essencial para a gestão do empreendimento rural e o seu acompanhamento pelo Estado é importante para a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Além disto, o custo de produção agrícola é uma excepcional ferramenta de controle e gerenciamento das atividades produtivas e de geração de importantes informações para subsidiar as tomadas de decisões pelos produtores rurais e, também, de formulação de estratégias pelo setor público.

Para administrar com eficiência e eficácia uma unidade produtiva agrícola, é imprescindível, dentre outras variáveis, o domínio da tecnologia e do conhecimento dos gastos com os insumos e serviços em cada fase produtiva da lavoura e que tem no custo um indicador importante para as escolhas do produtor. Desta forma, é imprescindível o conhecimento da lógica dos custos e da produção, seus conceitos, funções e componentes.

 
Custos de produção
O custo de produção é composto pela soma de todos os recursos e operações utilizados durante o processo produtivo. No setor agropecuário o critério mais utilizado para a classificação dos custos é aquele que considera à variação quantitativa dos insumos de acordo com o volume produzido. Nessa forma de classificação os custos podem ser variáveis ou fixos, sendo o custo total a soma dos custos fixos e dos custos variáveis de produção.

a. Custos fixos:
 
São aqueles que não variam com a quantidade produzida. Enquadram-se, nessa categoria, terras, benfeitorias, máquinas, equipamentos, impostos e taxas fixas, animais produtivos e de trabalho, sistematização e correção do solo, lavouras permanentes, dentre os mais importantes.

Os principais itens que compõem o custo fixo são:

- Depreciação;

- Juros sobre o capital fixo;

- Capital investido em terras;

- Juros sobre o capital investido em outros ativos fixos;

- Seguro sobre o capital fixo;

- Mão-de-obra permanente;

- Taxas e impostos fixos.

b. Custos variáveis:

Custos variáveis são aqueles que variam com a quantidade produzida. São exemplos deles os gastos com insumos de modo geral (sementes, fertilizantes, defensivos, alimentos, medicamentos); serviços prestados por mão-de-obra temporária, serviços de máquinas e equipamentos executados, dentre outros.

Os principais itens que compõem o custo variável são:

- Custo com conservação e reparos de máquinas, equipamentos e benfeitorias;

- Outros custos variáveis.
 
É importante salientar que a metodologia usada na análise dos custos de produção é resultado de um amplo trabalho de pesquisa que tem na Companhia Nacional de Abastecimento a fonte especializada na geração e disseminação desta informação. A metodologia utilizada pode ser acessada através da seguinte publicação:
 

A Companhia Nacional de Abastecimento é uma empresa pública que gera e dissemina a informação e o conhecimento especialmente para o setor agrícola e de abastecimento.
Arquivo PDF


 
Os fatores envolvidos na função "produção agrícola” representam a tecnologia utilizada no processo produtivo de determinado produto agrícola, sendo que esta tecnologia determina quais insumos, qual quantidade e de que forma os mesmos serão envolvidas neste processo. Assim, na produção agrícola, os preços e as quantidades de insumos determinarão os custos totais e, em vista das diferentes possibilidades de utilização desses fatores, é possível combiná-los de forma a minimizar os custos de produção. Com isto, a maximização dos resultados de um empreendimento rural ocorre pela realização de sua atividade produtiva, através da máxima produção possível em face da utilização de certa combinação de fatores.

Assim, a difusão da informação e conhecimento e o uso das informações e resultados gerados com base na análise dos custos de produção é ferramenta importante para melhorar a gestão da unidade produtiva e aumentar o desenvolvimento da agricultura nacional. Isto porque, as decisões sobre quais atividades econômicas podem ser implantadas na empresa rural devem ser baseadas em informações técnicas e econômicas. Para tanto, é fundamental o produtor conhecer a viabilidade econômica de seu negócio, para que possa gerenciar sua propriedade de forma clara, objetiva e com sustentabilidade.

Primeiramente deve-se conhecer o comportamento dos preços pagos ao produtor e dos custos das safras passadas. De posse dessas informações, o produtor poderá planejar as ações futuras, observando como os componentes do custo poderão ser manejados para aumentar sua lucratividade.




José Luis da Silva Nunes

Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.