CI

Soja cai no Brasil, mesmo com demanda

Os chineses continuam interessados em soja brasileira e os prêmios nos portos do país estiveram firmes


Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea, os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a terça-feira (19.02) com preços médios da soja caindo 0,35% nos preços de exportação, para R$ 77,35/saca sobre rodas e de 0,44% no interior, para R$ 72,57/saca. Com isto, os ganhos de fevereiro foram reduzidos para 0,35% nos portos e 0,44% no interior.

De acordo com a T&F Consultoria Agroeconômica, as quedas de 0,45% no dólar e de 0,77% em Chicago suplantaram a pequena elevação de cinco cents/bushel nos prêmios nos portos brasileiros nesta terça-feira. “Apesar da indefinição da situação entre Estados Unidos e China (ou, talvez, por causa disto), os chineses continuam interessados em soja brasileira. Nesta terça-feira os prêmios nos portos do país estiveram firmes, indicando esta demanda”, explica o analista da T&F Luiz Fernando Pacheco.

O último fim de semana foi recheado de chuvas dispersas por 65% da área sojicultora do Brasil, aponta a Consultoria AgResource: “Os totais mais expressivos foram observados sobre o sul de Minas Gerais, leste e oeste do Mato Grosso e leste de Goiás. Os índices pluviométricos giraram em torno dos 10-90mm acumulados no período. Já na Argentina e Paraguai, o cenário foi de seca e temperaturas elevadas”. 

“Até então, não há prejuízos com as estiagens, entretanto a mudança do padrão é necessária nos próximos dias. As previsões entre 19 e 24 de fevereiro trazem a permanência das chuvas sobre o Centro-Norte do Brasil, se estendendo sobre todo o MATOPIBA. Além do mais, a volta das precipitações se mostra iminentes sobre o leste da província de Buenos Aires, nas próximas 48horas. O padrão ainda não se amplia sobre o Norte do país, que deve permanecer sob seca”, concluem os analistas da ARC Mercosul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.