CI

Beneficiamento e classificação do tomate

Pós-colheita



Foto: Sheila Flores

Salienta-se que um produto pronto para o consumo humano deve apresentar condições higiênico-sanitárias satisfatórias, ou seja, deve estar limpo: ausente de solo, resíduos vários, sujidades e ou outras substâncias indesejáveis; e desinfetado: com um número de micro-organismos reduzido a um nível que não comprometa a segurança do alimento.

 

A inocuidade dos alimentos consumidos tem sido uma preocupação constante em todo o mundo. A população entende que sua saúde está intimamente relacionada com o alimento consumido.

 

Se por um lado o consumo de hortaliças, no caso tomate, possibilita uma vida mais saudável, por outro pode também ser o veículo de uma série de toxinfecções alimentares causadas por micro-organismos e intoxicação pelo excesso ou mau uso de agrotóxicos.

 

Na fase inicial do beneficiamento, frequentemente é realizado um processo de separação em que são retirados frutos com anomalias de diversas naturezas, tais como: forma muito irregular, cor ou tamanho discrepante, aderências ou irregularidades superficiais evidentes, ação de insetos e pragas ou, simplesmente, presença de corpos estranhos ao fruto em processo. O processo de separação na unidade de beneficiamento pode ser automático em função das propriedades físicas diferenciadas dos corpos a serem separados ou, mais facilmente, de forma manual em função do largo espectro de irregularidades que pode existir em determinados produtos.

 

Depois da separação, os frutos podem ser submetidos a um processo de limpeza para retirar impurezas de sua superfície e melhorar seu aspecto. A etapa de limpeza em uma unidade de beneficiamento pode ser realizada por lavagem com água, com ou sem escovação, seguida de secagem com ventilação aérea ou por vibração.

 

Para conseguir maior uniformidade de propriedades, os frutos podem ser classificados por peso, tamanho, forma e cor, por meio de balanças, peneiras, leitos pneumáticos ou recursos óticos com processamento digital da informação.

 

O processo de beneficiamento normalmente é finalizado com as operações de pesagem, embalagem e rotulagem.

 

O beneficiamento e a classificação em packing houses não implicam obrigatoriamente o uso de máquinas. O sistema pode ser totalmente manual.

 

Os equipamentos de classificação de frutos de tomate podem ser divididos em sistemas mecânicos e eletrônicos. Os de classificação mecânica classificam os frutos em tamanho mediante o uso de correia de lona furada, rolete transversal e longitudinal e taças; já os com sistema eletrônico classificam os frutos por diâmetro, peso, cor e eliminação de defeitos.

 

Texto retirado do artigo: Sistema de produção integrada para o tomate tutorado em Santa Catarina

Veja na integra clicando aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.