Tomate auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares
Artigo destaca benefícios do tomate para o organismo
Foto: Divulgação
Segundo informações publicadas no portal “Tua Saúde” e revisadas pela nutricionista Karla Leal, o tomate é um fruto rico em vitamina C, vitamina A, vitamina K e licopeno — um antioxidante que auxilia na manutenção da saúde da pele, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares, como infarto e aterosclerose.
A nutricionista explica que o tomate, cujo nome científico é Lycopersicum esculentum L., tem baixo teor calórico e é rico em fibras. “Essa combinação aumenta a sensação de saciedade e ajuda a diminuir a fome, o que pode contribuir para a perda de peso”, destacou Leal.
De acordo com o artigo, o licopeno presente no tomate exerce ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres e inibe a proliferação de células tumorais. “O consumo regular do fruto pode prevenir e retardar o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer, principalmente de próstata, mama e ovário em mulheres na menopausa”, informa o texto.
A publicação aponta ainda que os antioxidantes do tomate ajudam a manter os vasos sanguíneos saudáveis, enquanto as fibras auxiliam na redução dos níveis de colesterol LDL, conhecido como “colesterol ruim”.
Conforme o portal, “estudos indicam que o consumo de licopeno, concentrado no tomate, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como infarto do miocárdio, aterosclerose e derrame cerebral”.
O artigo ressalta que os carotenoides do tomate, convertidos em vitamina A no organismo, ajudam a preservar a saúde visual e da pele, além de fortalecer e dar brilho aos cabelos.
Por ser fonte de potássio, o tomate também auxilia na regulação da pressão arterial. “O seu alto teor de água favorece o efeito diurético, o que contribui para o controle da pressão”, explica o texto.
Ainda segundo o artigo, o conteúdo de vitamina C e antioxidantes, como os polifenóis, fortalece as defesas naturais do corpo, combatendo os radicais livres que favorecem o surgimento de doenças crônicas e diferentes tipos de câncer.
A publicação também destaca que o tomate, por conter poucas calorias e ser rico em fibras e antioxidantes, ajuda a reduzir a gordura corporal e controlar o apetite, sendo indicado para dietas de emagrecimento.
Por fim, o texto informa que o tomate é uma boa fonte de vitamina K, essencial para a ativação da osteocalcina, proteína responsável pela mineralização óssea. Além disso, o licopeno pode contribuir para a regulação do metabolismo das gorduras, ajudando a prevenir o acúmulo de gordura no fígado.