CI

Trigo exige cuidados durante o transporte

A carga de trigo é extremamente frágil


Foto: Arquivo Agrolink

No agronegócio, a logística de transporte precisa funcionar perfeitamente, principalmente no que se refere ao transporte de grãos, o processo até que chegue nas mãos do consumidor é longo e exige alguns cuidados e planejamento. Escolher a máquina correta para evita futuras complicações.  

No caso do trigo especificamente, a carga não pode passar muitas horas sendo transportada, por ser extremamente frágil. Segundo o Contran, órgão regulador do setor no Brasil, o translado de grãos deve ser feito em veículos com carrocerias cujas guardas laterais  impeçam o desperdício do alimento durante a viagem. O graneleiro é um dos  transportes utilizado para transportar grãos e cargas a granel, devido as suas  grades laterais altas.  

De acordo com a Conab, o Brasil perde muito no transporte de grãos seja por más condições das rodovias, frotas mal preparadas ou descuido dos motoristas. O trigo também pode ser transportado por navios e trens etc, mas o transporte do porto marítimo até o armazém exige cuidado, já que qualquer perda pode trazer prejuízo para o comprador. 

Caso o transporte seja de trigo moído, a atenção deve ser redobrada, o produtor deve garantir que o maquinário esteja totalmente limpo antes de iniciar o processo.   
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.