MT: São Pedro da Cipa tem potencial para o cultivo da uva niágara
CI
Imagem: Divulgação
AGRICULTURA

MT: São Pedro da Cipa tem potencial para o cultivo da uva niágara

Não há forma mais eficiente e produtiva do que comemorar o aniversário compartilhando o conhecimento
Por:

Não há forma mais eficiente e produtiva do que comemorar o aniversário compartilhando o conhecimento. José Português e sua família, proprietários do Sítio Santarém, localizado no município de São Pedro da Cipa fizeram uma "festa" de 30 anos de parreiral de forma diferente.

Em parceria com a Cooperativa Agrícola Mista Redecoop, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicatos Rurais de Juscimeira e Jaciara e diversos outros parceiros realizaram o Dia de Campo:  "Cultivo Sustentável da Uva Niágara", na sexta-feira (12.11). O evento reuniu pequenos produtores da região que pela manhã assistiram duas palestras e no período da tarde visitaram o parreiral do Sítio Santarém.

Um dos palestrantes foi o professor de fruticultura na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Gláucio Genúncio. Ele garantiu que há potencial para o cultivo de uva na região de São Pedro da Cipa. "Funciona também como atrativo turístico. É uma forma de movimentar o turismo rural. O tema da minha conversa com os produtores é a eficiência econômica e também a viabilidade financeira do cultivo da uva".

Para o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Paulicéia, o papel da instituição é disseminar conhecimento, informação e levar novas ideias para os produtores rurais. "O Sítio Santarém é um exemplo a ser seguido. Além da produção de uva, o ‘seo’ Zé Português investe ainda na produção de outras frutas como pitaia, mamão, romã e diversas outras frutas".

Com 85 anos, Zé Português como é conhecido tem orgulho e faz questão de mostrar tudo o que cultiva. Com seu jeito simples ele faz questão de compartilhar as informações e, especialmente, sua experiência. "Quero que todos encontrem uma forma de cultivar frutas que são mais raras e poder melhorar a renda e a rentabilidade de sua propriedade".


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink


Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.