CI

Clima favorável para criatórios de peixes

Aumento no consumo de ração pelos peixes


Foto: Divulgação

De acordo com o mais recente Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Erechim, as chuvas leves e esparsas, aliadas à boa insolação e altas temperaturas, proporcionam um ambiente ideal para os criatórios de peixes. Isso resultou em um aumento no consumo de ração pelos peixes e, consequentemente, em ganho de peso expressivo.

Em Ijuí, a redução da temperatura das águas possibilitou a retomada da alimentação dos peixes nos tanques de engorda. Já em Santa Rosa, os açúcares e tanques estão com níveis de água ótimos devido às altas pluviosidades, o que é favorável para a produção de peixes.

Quanto à pesca artesanal, na região de Pelotas, no Rio Grande, até o momento, não houve captura significativa de camarão, apenas uma pequena quantidade de corvina foi registrada. Em São José do Norte, iniciou-se a safra do camarão, porém, a presença de crustáceo na Lagoa dos Patos é bastante reduzida, conforme esperado pelos pescadores.

Em São Lourenço do Sul, destaca-se a diminuição da captura de tainha na Lagoa dos Patos, além da ausência de camarão. Na Lagoa Mirim, os pescadores estão preocupados com a presença de piranhas (palometas). Apesar dos níveis elevados do Rio Jaguarão e da Lagoa Mirim em comparação com anos anteriores para esta época, as capturas em geral estão aquém do esperado.

Na região de Santa Rosa, com o término do período de defesa, os pescadores retomaram suas atividades e obtiveram boas capturas de peixes, aproveitando os níveis elevados dos rios, que favoreceram a abundância de peixes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.