CI

Dispositivo portátil pode diagnosticar doenças em suínos

Entre elas está a Peste Suína Africana (PSA)


Foto: Embrapa - MORÉS, Nelson

O projeto SWINOSTICS, financiado pela União Europeia, criou um dispositivo de diagnóstico portátil para detectar doenças virais em suínos em apenas alguns minutos. Após o surto inicial da doença, a confirmação laboratorial do agente etiológico infeccioso pode levar várias semanas ou até meses. 

A ferramenta concentra-se em seis vírus, vírus da peste suína africana, vírus da síndrome respiratória e reprodutiva dos suínos, vírus da gripe suína: cepa H1N1, parvovírus suíno, circovírus suíno e vírus da peste suína clássica. "O dispositivo usará amostras de fluido oral porcino como entrada principal, embora seja compatível com o uso de outros tipos de amostras, como fezes, sangue ou zaragatoas nasais", conforme observado no site do projeto. 

"O uso de fluidos orais como entrada principal reduz o tempo necessário para análise e simplifica a coleta de amostras, além de permitir a coleta de amostras de javalis", completa. 

O dispositivo de diagnóstico desenvolvido pelos parceiros SWINOSTICS utiliza biosensores avançados e tecnologias fotônicas para combater vírus emergentes e endêmicos que causam epidemias em porcos na Europa. Permitirá "uma avaliação imediata das ameaças no nível da fazenda, com a qualidade analítica dos laboratórios comerciais e institucionais". 

“O dispositivo será portátil e fornecerá resultados em menos de 15 minutos para 4-5 amostras simultaneamente, tornando-o adequado para uso em campo. A construção modular do dispositivo permitiria futuras atualizações para aumentar a capacidade, se desejado”, completa. 

Mais de dois anos em seu projeto de diagnóstico de campo voltado para a indústria suinícola, a equipe SWINOSTICS concluiu a primeira fase dos testes de integração, de acordo com um comunicado à imprensa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.