Produtores do Piauí participam de treinamento da Embrapa sobre manejo de caju e goiaba
Capacitações da Embrapa abordam cultivo de caju e goiaba no Piauí

Agricultores, estudantes e técnicos de assistência técnica e extensão rural de Conceição do Canindé (PI) vão participar de capacitações sobre cultivo de caju e goiaba, ministradas pela Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI), na Câmara Municipal, nos dias 29 e 30 de outubro de 2025.
No dia 29, os participantes do curso “Tecnologias para o cultivo do cajueiro” vão conhecer a importância socioeconômica da cajucultura no Meio-Norte do Brasil; o desempenho da cadeia produtiva do caju; como implantar e manejar um pomar de cajueiro; as características de jardim clonal e jardim de sementes; propagação, produção de mudas e implantação do viveiro; clones comerciais indicados e substituição de copas de cajueiro comum improdutivo. Além disso, também vão receber informações sobre os tipos de podas; pragas e doenças do cajueiro e manejo dos pomares. A capacitação será ministrada pelo engenheiro agrônomo da Embrapa Meio-Norte, Pedro Rodrigues.
“Cultivo da goiabeira irrigada” será o tema abordado na capacitação do dia 30, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Meio-Norte Humberto Umbelino. A programação vai abranger a importância socioeconômica da cultura da goiabeira; material genético e produção de mudas; preparo do solo e adubação; transplantio das mudas; manejo de irrigação; condução, práticas de manejo e controle fitossanitário e colheita. Haverá uma prática de campo na Unidade de Referência Tecnológica de Goiaba, na Fazenda Maravilha.
Ambas as capacitações fazem parte do projeto “Inovações para sistemas de produção sustentável de alimentos, visando à inclusão produtiva e à redução dos impactos negativos das mudanças climáticas para o Nordeste”, liderado pela Embrapa Semiárido (Petrolina-PE). Para a realização dos cursos, a Embrapa conta com o apoio da Associação dos Produtores Rurais Irrigantes do Vale do Canindé (Assivale), da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e da Prefeitura Municipal de Conceição do Canindé.