CI

Mapa apresenta Programa Nacional de Bioinsumos em encontro regional do CABI no Caribe

Brasil compartilha avanços em bioinsumos e sustentabilidade agrícola no Caribe


Foto: Divulgação

Representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participaram do Encontro Regional de Países-Membros do Centre for Agriculture and Bioscience International (CABI) nas Américas e Caribe, realizado entre os dias 16 e 18 de setembro, em Port of Spain, Trinidad e Tobago, no Caribe.

O CABI é uma organização internacional que trabalha para melhorar a segurança alimentar e nutricional, apoiando países a desenvolver sistemas agrícolas mais sustentáveis e resilientes.

Durante o evento, a coordenadora-geral de Bioeconomia e Recursos Genéticos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Valéria Burmeister Martins, apresentou o Programa Nacional de Bioinsumos (PNB) e compartilhou a experiência brasileira no painel de Experiências Regionais, destacando as iniciativas do programa que promovem a inovação e a ampliação do uso de bioinsumos como estratégia central para a redução dos riscos associados ao uso de pesticidas.

O Brasil destacou os avanços na produção e no uso de bioinsumos, incluindo o fortalecimento da produção on-farm, o desenvolvimento de novas gerações de inoculantes e agentes de controle biológico e a promoção da capacitação de produtores e técnicos. O PNB, instituído pelo Decreto nº 10.375/2020, tem como objetivo ampliar e fortalecer o uso de bioinsumos, facilitar o acesso a soluções biológicas, reduzir a dependência de insumos químicos e impulsionar a sustentabilidade da agricultura brasileira.

Além da participação no encontro, também houve a apresentação do PNB durante o treinamento de extensionistas e pequenos produtores no âmbito do Plantwise, programa global do CABI que fortalece sistemas de sanidade vegetal por meio de clínicas de plantas, bancos de conhecimento e promoção do manejo integrado de pragas.

Na ocasião, foi destacado que a Pasta está realizando um levantamento junto às organizações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para identificar suas necessidades de capacitação, de forma a direcionar os temas mais demandados pelos extensionistas.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.