Show Rural aborda agricultura de precisão e digital
Debate destaca agricultura digital e inovação no agro em parceria com o Japão
Foto: Ryo Matsumoto
O uso de sensores, dados, automação e conectividade, para mais eficiência produtiva, menor custo e sustentabilidade, estará em destaque na Praça da Inovação no Show Rural Digital, em Cascavel (PR), no dia 10, entre 8h30 e 10h30. O debate tem como foco ações realizadas no CoPADI, projeto de agricultura de precisão e digital que envolve a Embrapa, universidades, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com o apoio do Japão.
O Show Rural Digital é um espaço de transformação tecnológica e inovação dentro do Show Rural Coopavel, feira que acontece de 9 a 13 de fevereiro. O evento é gratuito, aberto a produtores, cooperativas, representantes de Agtechs e a todos que tenham interesse em discutir o tema da agricultura de precisão e digital.
A mesa-redonda será moderadamente pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Ricardo Inamasu, e vai contar com a participação dos professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Claudio Bazzi e Ivanilton Polato, e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Márcio Maggi e Antônio Marcos Hachisuc. Clique aqui para acompanhar a programação e para fazer a inscrição.
Evento discute novos rumores do CoPADi
A organização do evento é do diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Fernando Schütz, dentro de uma programação extensa, que segue o mesmo período do Show Rural Coopavel.
O projeto “Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro (CoPADi)” é desenvolvido com apoio da Embrapa, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), do Mapa, de instituições de ensino, como a UTFPR, além de propriedades agrícolas comerciais.
A proposta do projeto é desenvolver uma estratégia de transformação digital, um mapeamento de tecnologias agrícolas e um roteiro de desenvolvimento para o Japão e o Brasil, além de realizar workshops com partes interessadas do setor público e privado.
De acordo com o coordenador da contraparte brasileira da CoPADI, Ricardo Inamasu, além da nova fase do projeto, será anunciado o lançamento do projeto módulo gerenciado pelo Centro de Inteligência Artificial no Agro (CIA Agro), que tem à frente a Universidade Estadual de Londrina (UEL).
“Vamos aproveitar o encontro para discutir também uma nova abordagem para o tratamento de dados na agricultura de precisão, essencial para uma gestão agrícola sustentável”, afirma. Além de Inamasu, também acompanham o evento o pesquisador da Embrapa Instrumentação, João de Mendonça Naime, e o analista da Embrapa Agricultura Digital (Campinas – SP), Eduardo Speranza.
Projeto conecta produtores rurais
Para o professor Fernando Schütz, “o projeto é uma iniciativa estratégica que integra agricultura de precisão, inovação colaborativa e sustentabilidade para apoiar o desenvolvimento de ferramentas para o agro brasileiro”.
O pesquisador e diretor-geral da UTFPR campus Medianeira, Claudio Bazzi, destaca a importância de apresentar e discutir o CoPADi no Show Rural Digital.
“É uma oportunidade de fortalecer a conexão entre pesquisa, inovação e setor produtivo, evidenciando a importância do projeto para o futuro da agricultura de precisão no Brasil e o papel da UTFPR e da Cientech na articulação entre eles”, afirma o professor.
Ele lembra que a Cientech vem se consolidando como um polo estratégico de desenvolvimento científico e tecnológico voltado ao agronegócio, com forte atuação em pesquisa aplicada e transferência de conhecimento.