CI

Variação espacial na produtividade de milho safrinha devido aos macronutrientes e à população de plantas

Variação espacial na produtividade de milho safrinha


É importante considerar as produções agrícolas com ênfase no conceito de sustentabilidade e, nesse sentido, é fundamental o conhecimento das variações espaciais e temporais dos fatores de produção e o manejo das lavouras considerando essa variabilidade. O objetivo do presente trabalho foi definir unidades de gerenciamento em uma gleba agrícola cultivada com milho safrinha, considerando as variações espaciais nos teores de macronutrientes e na saturação por bases no solo, bem como suas interações com as produtividades de grãos e as respectivas populações de plantas normais. Os resultados obtidos permitiram estimar os teores de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e a saturação por bases no solo e, assim, estabelecer unidades de gerenciamento da fertilidade no solo a partir da amostragem de plantas normais e produtividade de grãos. Sugere-se que a definição de zonas de manejo pelo estudo da interação entre a produtividade de grãos e a população de plantas normais é importante ferramenta para a orientação da amostragem de solo.

Veja o artigo na integra clicando aqui.

Autores: José Paulo Molin, Pedro Abel Vieira Junior, Durval Dourado Neto, Gustavo Di Chiacchio Faulin e Leonardo Mascarin

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.