Magnésio (Mg)
O magnésio é um elemento químico de símbolo Mg de número atômico 12 (12 prótons e 12 elétrons) com massa atómica 24 u. É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou família) 2 (Figura 1).
![]() |
Figura 1 - Magnésio (Clique na imagem para ampliá-la).
Os compostos de magnésio, principalmente seu óxido, é usado como material refratário em fornos para a produção de ferro e aço também na agricultura, indústrias químicas e de construção.
O magnésio é o sexto elemento mais abundante na crosta terrestre. Não é encontrado livre na natureza, porém entra na composição de mais de 60 minerais, sendo os mais importantes, dolomita, calcita, apatita, biotita, Mg na agricultura, é um importante macronutriente secundário, A forma disponível é Mg++ adsorvida aos colóides do solo. Pela troca de cátions, o íon Mg++ passa para a solução do solo. sua absorção pode ser reduzida por outros cátions, como o K+, NH4+, Ca++, Mn++, e o H+ (pH baixo).
FUNÇÃO FISIOLÓGICA
É um constituinte da molécula de clorofila, necessário a várias reações enzimáticas. Por ser constituinte da clorofila e sua deficiência aparece com um amarelecimento entre as nervuras das folhas mais velhas.
FERTILIZANTES COM MAGNÉSIO
Os calcários magnesianos são a principal fonte de magnésio para as plantas. Outras formas de acréscimo de magnésio no solos são os fertilizantes:
- Sulfato de magnésio (16% MgO) - aplicação foliar;
- K-Mag (18% MgO);
- Termofosfatos (19% MgO);
- Hidróxido de magnésio (69,1% MgO);
- Fosmag (multifosfato magnesiano - 05% MgO);
- Magnesita (óxido de magnésio - 90-100% MgO);
- Silicato de magnésio (40,2% MgOA).
DEFICIÊNCIA DE MAGNÉSIO NAS PLANTAS
O magnésio tem bastante mobilidade, na planta o que leva ao aparecimento inicial das deficiências nas folhas mais velhas. Ocorre clorose entre nervuras nas folhas velhas, que se unem e evoluem para coloração mais escura até o marrom, enquanto as nervuras permanecem verdes (Figura 2).
![]() |
![]() |
Figura 2 - Sintomas de deficiência de magnésio em plantas.
Ecila Maria Nunes Giracca José Luis da Silva Nunes
Eng. Agrª, Drª em Ciência do Solo Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia