CI

Calagem - O que é a acidez e calagem do solo

Entenda o que é a calagem do solo, e porque ela é necessária.



Acidificação

A acidificação (redução do pH) do solo é um processo que ocorre naturalmente, porém é acentuado pela ação do homem através do uso do solo. Fatores que causam a acidificação são a absorção de nutrientes pelas plantas, que liberam íons H+, decomposição da matéria orgânica do solo, chuva ácida e aplicação de fertilizantes nitrogenados amoniacais (principal fator em solos agrícolas). Este processo apresenta importância pois o pH do solo determina a disponibilidade dos nutrientes presentes neste ambiente. Para resolvermos o problema do pH ácido do solo, fazemos a calagem.

A acidez do solo se divide em:

  • Acidez ativa: corresponde aos íons H+ presentes na solução do solo. Exerce grande influência na disponibilidade dos nutrientes;
  • Acidez trocável: corresponde aos íons Al3+ retidos por ligação eletrostática à superfície dos coloides;
  • Acidez não trocável: átomos de H retidos por ligação covalente à fração sólida do solo;
  • Acidez potencial: soma dos componentes trocável e não trocável da acidez

 

O efeito do pH na disponibilidade de nutrientes é muito importante. Alguns nutrientes ficam mais disponíveis em pH básico, outros em pH mais ácido:

  • Nutrientes em forma de íons (fósforo, molibdênio e cloro) possuem disponibilidade aumentada com o aumento de pH. No caso do P, essa disponibilidade atinge seu máximo entre os valores 6,5 e 7 de pH, diminuindo sua disponibilidade em valores superiores;
  • As formas solúveis e tóxicas de alumínio deixam de existir a partir do pH 5,7;
  • Os nutrientes nitrogênio e enxofre possuem disponibilidades máximas em faixas intermediárias de pH (6,5 a 7,0), as quais ocorrem alta atividade microbiana;
  • Os micronutrientes metálicos (Fe, Cu, Mn, Zn e Ni) tem sua disponibilidade reduzida com o aumento do pH;
  • O micronutriente B tem sua disponibilidade reduzida em pH elevado.

 

Calagem

Observado o comportamento dos nutrientes do solo em função do pH, constatamos a necessidade de controle deste para disponibilizarmos os nutrientes em formas e quantidades adequadas às plantas. Neste ponto, entra a calagem, que consiste no uso de corretivos de acidez para a elevação do pH do solo até valores ideais (5,8 a 6,2 para a maioria das culturas). A maioria dos solos brasileiros apresentam pH baixo, sendo um processo bastante importante para a produção agrícola.

A calagem apresenta os seguintes benefícios:

  • Neutraliza o H+ e diminui a toxidez por Al e Mn;
  • Aumenta a disponibilidade de fósforo, molibdênio, CTC e atividade biológica do solo (aumentando a liberação de nutrientes e fixação de N);
  • Fornece cálcio e magnésio;
  • Proporciona melhores condições para o desenvolvimento radicular;
  • Aumenta a eficiência da adubação.

 

Confira também as características dos corretivos de solo, bem como os procedimentos para cálculo de calagem na nossa seção sobre calagem.

 

Para complementar o conteúdo, sugerimos assistir ao vídeo abaixo do canal "Solo Equilibrado" explicando como o calcário corrige a acidez do solo e influencia a CTC.

 

Continue lendo

Calagem - Tipos de corretivos de acidez do solo

Calagem - Características dos corretivos de acidez do solo

Calagem - Aplicações dos corretivos de acidez

Calagem - Critérios para a recomendação

 

Anderson Wolf Machado - Engenheiro Agrônomo

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.