CI

Área de soja em MT perto de 7 milhões de hectares

Aumento deve-se às áreas de pastagens em desuso convertidas para a agricultura


As projeções para a cultura da soja em Mato Grosso é de incremento de área. De acordo com o último levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) a área plantada com a oleaginosa no estado está próxima dos 7 milhões de hectares. Um aumento de 3% em relação ao levantamento realizado pelo Instituto em outubro, que era de 6,78 milhões de hectares.

Esse aumento no plantio deve-se às regiões que possuíam área de pastagem em desuso ou com baixa competividade, em especial no nordeste de Mato Grosso, e que estão sendo convertidas para a agricultura. Segundo dados do Imea o incremento na região foi de 30,7% com relação à safra passada, saindo de 694.200 hectares em 2010/11 para 907.200 neste ciclo.

Com relação a produtividade, o superintendente do Imea, Otávio Celidônio, destaca que o Instituto está trabalhando com projeções e com base na média do estado, que é de 52,9 sacas por hectare. Dentro deste cálculo a estimativa é que a produção de soja em Mato Grosso na safra 2011/12 alcance 22,16 milhões de toneladas.

Porém, Celidônio esclarece que o Imea ainda não analisou se as regiões afetadas pela seca terão quebra de produtividade. “O Sul e o Oeste enfrentaram um período de instabilidade e irregularidade de chuvas que trouxe prejuízos para muitos produtores. Temos relatos de replantio e ainda não sabemos o quanto isto irá impactar no resultado final do estado. Ainda é cedo para afirmar que teremos recorde de produção de soja em Mato Grosso”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.