O Brasil deve chegar à conversão de 30 milhões de hectares de lavouras ao plantio direto ainda nesta década, conforme dados da Federação Brasileira de PDP. Isso faz com que o país ultrapasse os Estados Unidos. Em área absoluta, cerca de 26 milhões de hectares das lavouras norte-americanas adotam o sistema. Proporcionalmente, o PDP tem 38% da área agrícola no Brasil (considerando grãos e outras culturas) e 10% nos EUA.
A conversão das lavouras brasileiras começou na década de 70, pelas regiões Norte e Centro-Sul do Paraná. Até o final dos anos 80, havia apenas 1 milhão de hectares convertidos. Nos anos 90, no entanto, chegou-se a 14,4 milhões e, na primeira metade da década atual, houve salto para 25,5 milhões de hectares.
Nova avaliação será feita para aferir a expansão observada nas safras mais recentes. Juntos, Brasil, Argentina e Paraguai teriam perto de 50 milhões de hectares de PDP, 20 milhões a mais que os EUA.
Brasil faz frente no sistema
O Brasil deve chegar à conversão de 30 milhões de hectares de lavouras ao plantio direto ainda nesta década
Por Renata
15/09/2009 00h00 · Fonte: Gazeta do Povo


