CI

Como evitar a queima da borda em folhosas

Produtor precisa estar atento ao fornecimento de cálcio, magnésio e boro


Foto: Eliza Maliszewski

Com a aproximação da estação mais quente do ano as temperaturas já começam a se elevar pelo país e esta situação acendo o alerta para os produtores de hortaliças, especialmente as folhosas. O calor faz com que as plantas se desenvolvam mais e aumentem o volume de novos tecidos, demandando mais nutrientes.

Um dos elementos principais é o cálcio que por ser pouco móvel pode ter deficiência na planta. Um dos principais efeitos é a chamada queima das bordas das folhas (tip burn). O problema compromete o visual das folhas e, consequentemente, a sua comercialização e valor. É observado de forma mais comum em alfaces.

Para evitar o produtor deve fazer um bom manejo nutricional de solo e alternativas de proteção do plantio como telamento, a aplicação de cálcio via folha. “No momento desta aplicação, também é importante estar atento à fonte do nutriente, para que ele esteja em forma solúvel e complexado por aminoácidos, para facilitar a absorção e utilização pela planta”, destaca o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science.

Sem um tratamento eficiente a deficiência fisiológica do nutriente pode levar a perdas de 30% a 40%. O uso do elemento boro também é relevante no manejo, pois participa do desenvolvimento da parede celular nas plantas. Já o magnésio, que atua na formação da clorofila, que vai trazer o vigor e a cor verde para a folha. Além disso, ele tem efeito sinérgico com o cálcio na metabolização desse elemento.

O engenheiro agrônomo orienta que as aplicações devem ocorrer antes de acontecer a queima da borda ou duas vezes por semana, via folha, contribuindo para a formação dos novos tecidos e minimizando possíveis distúrbios fisiológicos. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.