CI

Consumo de adubos no Brasil deve crescer 2,8% e atingir recorde em 2018, diz FCStone

Consumo de fertilizantes no Brasil deve crescer 2,8 por cento em 2018, para um recorde de pouco mais de 35 milhões de toneladas


O consumo de fertilizantes no Brasil deve crescer 2,8 por cento em 2018, para um recorde de pouco mais de 35 milhões de toneladas, com a demanda de produtores de soja, em especial, contrabalançando o aumento dos custos com fretes e o impacto dos protestos de caminhoneiros, projetou nesta quarta-feira a INTL FCStone.

A estimativa ocorre um dia após a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) mostrar que as entregas de fertilizantes no acumulado de 2018 até setembro foram mais de 4 por cento superiores na comparação com igual período do ano anterior.

A alta esperada pela INTL FCStone reverte uma previsão de queda de 3,7 por cento feita pela própria consultoria em julho, logo após a entrada em vigor da tabela de preços mínimos para fretes, uma das medidas tomadas pelo governo para acabar com a histórica paralisação de caminhoneiros de maio. “Tivemos atraso (nas entregas) com a greve dos caminhoneiros, mas depois tivemos uma retomada forte. Nos últimos meses, vimos uma alta forte nas compras (de fertilizantes) justamente por causa do plantio de soja”, resumiu o analista Fábio Rezende, da INTL FCStone.

Somente em agosto, as entregas foram de 4,8 milhões de toneladas, um recorde. Em setembro, somaram 4,25 milhões de toneladas.

Maior exportador global, o Brasil deve plantar uma área recorde com a oleaginosa na atual temporada 2018/19, na casa dos 36 milhões de hectares. O impulso à commodity se dá em meio a um forte apetite da China, em disputa comercial com os Estados Unidos, pelo produto brasileiro.

Para Rezende, a tendência é de que nos últimos meses do ano o consumo de fertilizantes no país recue, ficando abaixo do observado no quarto trimestre de 2017, uma vez que as compras voltadas à soja foram muito “adiantadas”. “Será uma entrega recorde, pode até ser maior, mas a tendência é de que o consumo comece a cair agora”, concluiu.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.