CI

Fósforo foliar é fundamental na nutrição da batata

Experimentos mostraram incremento de 8% na variedade Ágata e 14% na Asterix


Foto: Pixabay

O sucesso na lavoura de batata depende de alguns fatores como as necessidades de cada solo, época e sistema de cultivo. Uma nutrição equilibrada pode melhorar a qualidade da planta e a tolerância à seca, além de diminuir a suscetibilidade às doenças, e aumentar o número de tubérculos.

A engenheira agrônoma e especialista em batata na Yara Brasil, Raika Borges, explica que o agricultor deve ter alguns cuidados no campo. Um deles é a adubação foliar de fósforo, que pode incrementar os índices positivos de produção. “Esse nutriente tem sua devida importância na cultura e sua presença é de grande exigência, sendo principalmente aplicado em altas taxas no solo. No entanto, em solos tropicais podem sofrer interações e interferir na sua disponibilidade”, diz.

A especialista destaca que no momento da tuberização, onde há a redução da eficiência de absorção por parte das raízes do elemento fósforo, pode haver um déficit nas folhas, reduzindo a atividade fotossintética da planta e, por sequência, a quantidade de fotoassimilados produzidos e enviados para o enchimento dos tubérculos.

“Assim sendo, as aplicações foliares de fósforo aumentam a produtividade, uma vez que a planta bem nutrida em fósforo na base tem seu desenvolvimento inicial mantido pelo nutriente, tuberizando corretamente - garantindo número de tubérculos -, e pode posteriormente se manter ativas na produção de açúcares que irão encher esses tubérculos”, aponta Raika.

Dados do Instituto de Pesquisa Agrícola do Cerrado (Ipacer), divulgado em 2020, revelam que as plantações de batata da variedade Ágata que tiveram o incremento do nutriente na forma de aplicação foliar tiveram uma produção até 8% maior; já nas plantações da variedade Asterix o aumento foi de até 14%.

Ela destaca que mesmo com os bons resultados da nutrição foliar de fósforo é importante sempre destacar alguns pontos essenciais como: dose correta no solo, de acordo com potencial produtivo; aplicações foliares se iniciando no momento da tuberização podendo estendendo-se em até seis aplicações semanais; além de muita atenção para o volume de calda utilizado com o objetivo de não causar injúrias na folha.

“A importância de uma nutrição adequada com macro e micronutrientes deve ser o principal ponto de atenção para o produtor da batata e qualquer outra hortaliça”, finaliza.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.