CI

Inoculação e protetor biológico no pré-tratamento da semente

Fabricante anuncia ganhos superiores a 10% por hectare


Uma solução que une dois inoculantes e um protetor biológico no pré-tratamento de sementes pode antecipar entre 10 a 30 dias o manejo da semeadura. É o que anuncia a Microquimica, empresa brasileira que lançou os produtos AzzoFix (Azospirillum), Atmo (Bradyrhizobium) e SynFlex (protetor biológico). 

A combinação dos produtos foi autorizada pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para a cultura da soja. De acordo com Roberto Berwanger Batista, diretor técnico da Microquimica, a combinação das tecnologias proporciona eficiência na fixação biológica do nitrogênio (FBN), proteção biológica dos micro-organismos e permitem pré-tratamento das sementes. 

“Esta combinação permite o ganho operacional e o aumento de produtividade da lavoura, com um acréscimo mínimo de 1% no custo por hectare para o produtor e alcançando os ganhos superiores a 10% por ha”, explica Batista.

A co-inoculação é uma técnica que consiste na inoculação de dois microrganismos diferentes de forma simultânea na cultura, seja no tratamento de sementes ou no sulco de semeadura. No caso do AzzoFix e do Atmo, cada uma das bactérias tem funções e atuações diferentes na planta, propiciando um fornecimento adequado de nitrogênio por meio do acréscimo da FBN e o maior desenvolvimento radicular, devido aos fito-hormônios produzidos pelo Azospirillum contido no AzzoFix. 

De acordo com a Microquimica, o uso o aditivo SynFlex, proporciona maior sobrevivência e efetividade das bactérias inoculadas, além de ganhos operacionais, devido a possibilidade de realizar o tratamento de sementes antecipadamente ao momento de semeadura. Há possibilidade de se realizar também o tratamento industrial (TSI). 

“No TSI, há a utilização de equipamentos com alta eficiência, garantindo um recobrimento perfeitamente uniforme das sementes. Com isso, o resultado os produtos utilizados também é melhorada a campo”, finaliza o diretor.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.