CI

Máquinas têm queda em vendas mas cenário é otimista

Máquinas tem queda em vendas mas cenário é otimista


Foto: Eliza Maliszewski

A Expodireto Cotrijal termina nesta-feira com estimativa de queda nas vendas de máquinas. Um levantamento realizado pela Abimaq apontou que a veda de máquinas agrícolas teve retração de 18%, na armazenagem queda de 4%. O único segmento em alta foi o de máquinas para pecuária, com aumento de 7%. Na média a queda fica em 14%. Os números oficiais da feira só saem no final da tarde. Entre os fatores que determinaram a queda está a estiagem no Rio Grande do Sul que deve impactar a safra de grãos. Segundo balanço da Emater as perdas no milho são superiores a 20% e na soja serão 3 milhões de toneladas a menos.

A Abimaq aponta que o cenário para o ano é otimista, com alta de 7% nas vendas, uma vez que, a seca é pontual e outras regiões seguem com números satisfatórios. Como a feira é uma vitrine de lançamentos e tecnologias os negócios podem se concretizar ao longo do ano quando o produtor analisa propostas e planejar a próxima safra. 

Em termos de público nos quatro primeiros dias de feira já passaram pelo parque da Cotrijal, em Não-Me-Toque, cerca de 210 mil pessoas. No ano passado o público fechou em 268 mil.

Para o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder “A Expodireto Cotrijal tem um público diferenciado, que vem para o parque focado em negócios e na busca por inovações e tecnologias. É isso que faz da nossa feira uma atração para agricultores não somente da nossa região, mas de todo o Brasil”, reforça.

Nossa reportagem percorreu estandes de defensivos, fertilizantes e máquinas para ver como as marcas conquistam os clientes e lançamentos em tratores e soluções e fungicidas para manejo de resistência, fertilizante foliar anti estiagem e outro fungicida para mancha-alvo, ferrugem asiática e oídio. Confira:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.