CI

Nanotecnologia cria capa de nutrientes para NPK

Uso de fertilizantes pode baixar


Uma pesquisa do Laboratório Nacional de Nanotecnologia aplicada ao Agronegócio da Embrapa Instrumentação levou ao desenvolvimento de uma película formada por micronutrientes, em grande concentração que recobre de forma homogênea grânulos dos macronutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio, que formam a sigla NPK. O resultado para o produtor rural pode ser um fertilizante completo para aplicar com nutrientes balanceados e potencial de aumentar a produtividade, com economia de produtos. A pesquisa foi feita em parceria com a empresa Produquímica/Compass Mineral, maior fabricante brasileira de micronutrientes, para que a formulação do produto foi licenciada em 2017.

O pesquisador da Embrapa Caue Ribeiro afirmou que o material tem a função de recobrir a superfície do grão, que deve ser usado para levar outro fertilizante.  “Tinha de ser uma capa de alta aderência na superfície que não se desprendesse quando fosse aplicada. Não poderia sair”, explicou Ribeiro.

Além da adesão eficiente, a formulação necessitava de uma quantidade próxima ou adequada, o que é a proporção de duas partes de micronutrientes para cada uma de macronutriente para que a planta receba todos os elementos de que precisa de forma balanceada.

“Esse foi o maior desafio da pesquisa, colocar um nutriente em cima do outro, sem perder a adesão ao longo do tempo, que conseguisse manter a proporção correta, ser de fácil aplicação e ainda que fosse homogêneo. Juntos, desenvolvemos uma fórmula com componentes amigáveis, que não agride o meio ambiente”, lembra o pesquisador.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.