CI

Nova tecnologia em fertilizantes sólidos melhora a absorção de nutrientes pelas plantas

Nova tecnologia em fertilizantes sólidos melhora a absorção de nutrientes pelas plantas


Entre os principais limitadores da produtividade, nas lavouras brasileiras, está a dificuldade de adubação no momento certo e em quantidades adequadas. A correta fertilização dos cultivos disponibiliza nutrientes de forma eficiente à planta, melhorando o desenvolvimento do vegetal e impactando no resultado final da colheita e na qualidade do alimento produzido pelo agricultor.

De acordo com o engenheiro agrônomo Roberto Bosco, diretor de Novos Negócios da Alltech Crop Science no Brasil, o uso de fertilizantes organominerais sólidos é um aliado do produtor nesse desafio. "Essa dureza do pellet do adubo permite uma liberação gradual dos nutrientes de acordo com a curva de absorção das plantas", destaca.

Com isso, é possível diminuir o número de adubações realizadas, já que os nutrientes não se perdem no sistema. "Quando o produtor usa um fertilizante em outra forma são necessárias aplicações parceladas. Caso contrário, há possibilidade de perda de nutriente dentro do sistema se a planta não estiver necessitando do elemento ou não tenha capacidade de absorção", explica Bosco. O diretor ainda ressalta que devido à característica de liberação gradual do adubo não sobram excessos de nutrientes solubilizados que possam ser carregados pela chuva, por exemplo.

Outra vantagem da utilização desses fertilizantes é a presença da matéria orgânica na composição, que, segundo o agrônomo, auxilia na retenção dos nutrientes na área em que as raízes vão absorvê-los. "A matéria orgânica também melhora a atividade biológica do solo, tornando-o mais equilibrado e saudável", complementa.

Dentro desse novo conceito de adubação, Bosco destaca a tecnologia lançada recentemente pela Alltech Crop Science: a linha Gradative SR. O fertilizante organomineral sólido reúne nitrogênio, fósforo e potássio (NPK) juntamente com matéria orgânica bioestabilizada e micronutrientes no mesmo pellet, permitindo a aplicação da fração mineral e orgânica juntas, de maneira uniforme, eficiente e gradual.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.