CI

Prébiótico é alternativa contra nematoides

O produto estimula a proliferação de predadores naturais dos vermes do solo.


A empresa Rotam do Brasil acaba de lançar um novo produto que pode ser um aliado no combate a nematoides. O Máskio, como é chamado, também tem a capacidade de aumentar o vigor do canavial para alavancar o rendimento da cana-de-açúcar. 

O novo lançamento é um prébiótico que estimula o desenvolvimento e a proliferação de fungos e bactérias que são predadores naturais dos vermes do solo. Segundo Luciano Kajihara, especialista de Pesquisa e Desenvolvimento Técnico, o principal ponto positivo do Máskio é possibilitar uma aplicação bastante diversificada, independente das condições do clima ou da terra.  

“O Maskio pode ser aplicado em todas as épocas do ano, em todos os ambientes de solo, e em quaisquer condições de umidade. Além disso, é compatível com os principais agroquímicos utilizados no sulco de plantio da cana-de-açúcar”, conta. 

Kajihara explica também que os nematoides são um problema antigo do Brasil e principalmente da cana-de-açúcar, podendo gerar uma redução média de 25% na produtividade da lavoura. Os mais comuns encontrados são a Meloidogyne incógnicaMeloidogyne javanicaPratylenchus zeae e Pratylenchus brachyurus.  

“O produto age no solo, elevando o crescimento das bactérias, Bacillus e Pseudomonas  e dos fungos Trichoderma e Penicillium estes micro-organismos são benéficos, pois são nematófagos, e já se encontram nos solos brasileiros o uso do Maskio no solo proporciona o seu desenvolvimento", esclarece. 

Uma pesquisa realizada em áreas comerciais de usinas de açúcar e álcool, nos estados de São Paulo e Paraná, apontou que além de combater os vermes, o Máskio também atua no vigor das plantas impactando no crescimento radicular, acelerando a brotação e o desenvolvimento da parte superior. “O resultado médio das oito usinas apontou um incremento de até 400 kg açúcar por hectare. Ou seja, todas as características do produto resultam em maior rendimento”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.