CI

Troca de soja por insumos é favorável, diz DATAGRO

A elevação do preço da soja no mercado doméstico está se sobressaindo ao custo de produção


A relação de troca da soja por insumos para a produção da cultura está se tornando ligeiramente favorável para o agricultor brasileiro neste ano de 2018. É isso que aponta um recente relatório produzido pela consultoria DATAGRO, que considerou, dentre outras coisas, dados coletados em agosto deste ano nos estados produtores da oleaginosa, como Paraná e Rio Grande do Sul. 

De acordo com o analista de grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Júnior, autor do relatório, é interessante que o produtor faça o cálculo de quantas sacas da oleaginosa irá gastar para conseguir adquirir os principais insumos. Dentre eles, o especialista cita como alternativa investir em produtos como sementes, defensivos, fertilizantes.  

Segundo ele, esse fato está ocorrendo porque pode se observar uma heterogeneidade nos resultados desse tipo de transação. Com isso, ele afirma que a oleaginosa vai ganhando poder de compra no mercado de insumos, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. “Em relação ao padrão histórico, também há um comportamento misto, mas igualmente pendendo positivamente para o produtor”, escreve França Júnior. 

Além disso, o analista de grãos informou que, neste ano, os preços dos insumos registraram uma certa valorização quando se faz um comparativo com o ano passado, o que influencia, consequentemente, num aumento de despesas vinculadas a produção, como a própria compra de insumos. No entanto, a elevação do preço da soja no mercado doméstico está se sobressaindo ao custo de produção, se tornando o fator dominante dentro os motivos para aderir ao sistema de troca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.