CI

Veja os conceitos do produtor que colheu mais de 100 sacas de soja por hectare

Conheça as dicas do campeão de produtividade


O produtor americano Dan Arkel, de Peru, illinois, conseguiu a façanha de colher 116 sacas por hectare em um concurso da Associção de Produtores de Soja de Illinois em 2014. Na média da propridade de Arkel, a produtividade de 80 sacas. Os altos rendimentos permitiram ao produtor ter um alto lucro em uma safra que pagaava menos de US$ 10 o bushel. Em entrevista ao site Agriculture.com, o agricultor listou cinco pontos que considera essenciais para a alta produtividade.

Apesar de ter solos escuros e profundos, Arkel não dispensa a drenagem. "A drenagem é grande parte da alta produtividade," considerou o produtor. 

O segundo passo recomendado pelo produtor é a escolha da variedade de sementes. Para Arkel, é essencial que resistam ao mofo-branco e aos nematóides de cisto da soja. No concurso, ele plantou uma soja de maturidade 3.4.

O terceiro passo recomendado por Arkel é plantar o mais cedo possível para melhorar o período de floração. "A soja é uma planta sensível a luz e vai florescer o mais tarde que a safra permitir," afirmou.

O quarto conceito é de que certamente não se chegará às 80 sacas sem aplicação significativa de nitrogênio e potássio suficiente combinando com aplicações foliares e fungicidas. "O nitrogênio alimenta a planta, enquanto o fungicida a mantém saudável. Se a planta não estiver saudável, ela não vai produzir nada. Já a demanda por potássio da soja é astronomicamente alta," explicou.

O último passo é fazer o manejo de pragas com herbicidas de pre-emergência. "Essa é a melhor resposta para manejar ervas daninhas resistentes".

Obviamente, a maioria das recomendações do produtor requerem investimento, mas não todas. "Plantar cedo é uma arma que não traz nenhum custo extra de insumos," afirmou Arkel.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.