CI

30 ANOS DE TECNOMYL

Liderança em inovação, comprometimento e conscientização


Foto: Tecnomyl

A Tecnomyl está completando 30 anos do início de suas operações

No departamento Central, a 30 quilômetros de Assunção, fica a cidade de Villeta. Com quase mil quilômetros quadrados e pouco mais de 40 mil habitantes, está posicionado como o centro portuário e industrial do Paraguai local onde está situada a Planta Industrial da Tecnomyl.
A Tecnomyl, fundada em 1991, comemora 30 anos de vida corporativa. Primeira empresa paraguaia de defensivos agrícolas a desenvolver um robusto e inovador portfólio de produtos, é também, pioneira e líder na reciclagem de embalagens vazias, por meio de um sistema que visa proteger o meio ambiente e simplificar o trabalho do produtor, intitulado SIGEV. 
A empresa é integrante do Grupo Sarabia, que lidera no Paraguai os segmentos de assistência técnica, armazenagem e comercialização de grãos, venda de insumos e produção de defensivos agrícolas. Por meio de suas duas empresas, Tecnomyl e Agrofértil, o grupo empresarial também implementa ações de assistência social para setores vulneráveis, apoio técnico a pequenos produtores agrícolas e um amplo programa de sustentabilidade socio-ambiental nas comunidades onde atua. 


Padrões de qualidade diferenciados 

Criada para ajudar a produzir mais e melhores alimentos, a Tecnomyl produz e comercializa soluções com certificações internacionais, com os mais altos padrões de qualidade. Desde sua criação, teve como objetivo atender às principais demandas do mercado agrícola, utilizando matérias-primas premium da China e Índia. 
A Tecnomyl posicionou-se como uma indústria segura e confiável, ofertando ao mercado uma linha completa de soluções para uma maior e melhor produção de alimentos. Por sua política corporativa de inovação permanente, foi premiada e reconhecida internacionalmente com o apoio de certificações de qualidade ISO 9001. O selo de qualidade ISO 14001 também é uma garantia do esforço corporativo e do compromisso assumido pela empresa com o cuidado com o meio ambiente. 


Inovação, a palavra-chave
Uma das principais políticas corporativas do Grupo Sarabia é a inovação. Nesse contexto, a Tecnomyl promove a apresentação de projetos desenvolvido por colaboradores de diferentes áreas da empresa. Em 2020, foi realizada a 3ª edição do Concurso Tecnomyl de Sustentabilidade, sendo premiados os 3 melhores projetos, que no futuro seriam implementados na empresa. 
"A competição mostra que os projetos de inovação não são teóricos para nós. Queremos muito implementar projetos que surgiram a partir das ideias dos colaboradores", disse José Marcos Sarabia, CEO do grupo empresarial. "Temos cerca de 400 colaboradores na Tecnomyl, e esperamos que projetos mais inovadores nos ajudem a continuar crescendo."


Para uma atmosfera mais verde

Para a Tecnomyl, a sustentabilidade não é apenas uma palavra da moda, mas seu princípio norteador nas dimensões econômica, social e ambiental. Um de seus mais recentes projetos visa reduzir o uso de plásticos em suas instalações, por meio da concepção e disponibilização de copos de silicone retráteis, que foram entregues aos colaboradores de todas as empresas do Grupo Sarabia. É um produto composto de silicone 100% certificado pela FDA. 
Com essa iniciativa, pretende economizar mais de 2 milhões de copos por ano, impedindo que várias toneladas de plástico vão para o ecossistema de gestão de resíduos. "Ações como essa demonstram especificamente a visão de sustentabilidade da empresa", acrescentou José Marcos Sarabia.


 

Para uma vida mais verde

"Nosso programa “Viví más Verde” inclui um trabalho ecologicamente correto para minimizarmos impactos ambientais, adicionando o cumprimento das normas ISO às quais aderimos", disse o gerente de Marketing da Tecnomyl, Walmor Roim. "O projeto “Viví más Verde” promove ações de conscientização para os colaboradores, clientes e sociedade em geral, para que tenhamos um futuro mais sustentável."
A preservação ambiental envolve tarefas concretas, "promover a segregação de resíduos para reciclagem e o reaproveitamento do utilizável, continuou Roim. "Isso é feito tanto no nível de casa e escritório, quanto na indústria. Todas as mudanças promovidas são totalmente voltadas para isso. Dentro da nossa política de inovação, a “Viví más Verde” é uma plataforma totalmente voltada para a sustentabilidade", concluiu.
Líder nacional em formulação, produção e distribuição de defensivos agrícolas, a Tecnomyl realiza permanentemente em sua Planta Industrial atividades como a segregação de resíduos sólidos de acordo com suas características, tratamento físico-químico de efluentes, uso máximo de luz natural nas instalações, otimização do consumo de água e energia e uso de tecnologias de ponta para controle de odor e emissões de gases. Também trabalha para "reduzir a emissão de gases do efeito estufa " dentro de um Plano Socioambiental e de Segurança; reutilização, reciclagem e minimização do uso de materiais, incluindo seu Plano de Prevenção de Derramamentos. 


Iniciativa global, compromisso local

A Tecnomyl apoiou os esforços da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para a declaração de 2020 como o Ano Internacional da Saúde Vegetal, implementando a nível nacional uma campanha de conscientização (de produtores, técnicos e público em geral) sobre a importância de boas práticas ambientais e produtivas. 
"Junto com meus irmãos Paulo e Antonio Ivar Sarabia, desde o início do nosso grupo empresarial buscamos oferecer soluções para as necessidades da comunidade", disse José Marcos Sarabia. "E em 2020 começamos a trabalhar em um projeto que demos o nome Juntos Somamos. Seu objetivo era apoiar o país no enfrentamento da pandemia. E acabamos focando nosso projeto na compra de insumos de saúde e alimentos do Paraguai que poderíamos ajudar." 
Em relação à mitigação social dos impactos econômicos da pandemia, a Tecnomyl em diversas ocasiões doou alimentos para comunidades vulneráveis sediadas nas regiões em que a empresa atua. A campanha incluiu investimentos no valor total de US$ 400.000, em frentes de apoio à estrutura de saúde pública e apoio emergencial para comunidades carentes. 
Para as ações acima, o Ministério da Saúde Pública e Assistência Social do Paraguai reconheceu, por meio de sua 10ª Região de Saúde, o Grupo Sarabia e suas empresas como um "ator-chave" na luta contra a disseminação da pandemia de Covid-19.
 

Sobre o Grupo Sarabia

O Grupo Sarabia é líder em agronegócio no Paraguai nos segmentos de produção, comercialização e distribuição de defensivos agrícolas, fertilizantes e armazenagem de grãos, por meio de suas empresas Tecnomyl e Agrofértil. Seus executivos José Marcos Sarabia, Paulo Sarabia e Antonio Ivar Sarabia participam ativamente das ações de Responsabilidade Social Corporativa, promovendo atividades em prol dos setores mais vulneráveis e do cuidado com o meio ambiente.
Para saber mais sobre a Tecnomyl, acesse: https://tecnomyl.com.br/

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.