CI

Brasil amplia exportações de carnes e castanhas

Abertura de mercado para o Brasil nas Filipinas, em Cuba e na República da Coreia


Foto: Divulgação

O governo brasileiro concluiu negociações que viabilizam a exportação de carne bovina resfriada, com e sem osso, para as Filipinas; de carne bovina com osso e carne suína com osso para Cuba; e de castanha-do-brasil, com e sem casca, castanha de baru e castanha de caju para a Coreia do Sul.

Nas Filipinas, a abertura de mercado para carne bovina resfriada amplia a presença brasileira no Sudeste Asiático e cria oportunidades para a cadeia de proteína animal, especialmente em cortes refrigerados. O país, com cerca de 115,8 milhões de habitantes, importou mais de US$ 1,8 bilhão em produtos agropecuários brasileiros em 2025.

Em Cuba, foi autorizada a exportação de carne bovina com osso e carne suína com osso. A medida amplia as possibilidades de fornecimento de proteína animal para um mercado de cerca de 11 milhões de habitantes e se soma ao acordo de pre-listing firmado entre os países, que trouxe mais agilidade ao comércio desses produtos.

Já para a Coreia do Sul, a abertura de mercado para castanha-do-brasil, com e sem casca, castanha de baru e castanha de caju diversifica a pauta exportadora. Os produtos são reconhecidos internacionalmente por seu valor nutricional e são extraídos de forma sustentável. O país, com 51,7 milhões de habitantes, importou mais de US$ 2,4 bilhões em produtos agropecuários brasileiros em 2025.

Com os novos anúncios, o agronegócio brasileiro alcança 600 aberturas de mercado desde o início de 2023.

Os resultados são atribuídos ao trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Ministério das Relações Exteriores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7