CI

Agricultura pode chegar na lua em 2022 

Existem projetos também para cultivo em Marte


Foto: Pixabay

Enquanto a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), junto com outras organizações internacionais, lançou o Deep Space Food Challenge para ajudar a trazer tecnologias inovadoras de produção de alimentos para o espaço, alguns empresários espanhóis estimam enviar uma cápsula de teste com quatro testes de colheita para a Lua até 2022. 

É a Green Moon Project, uma empresa que tem como objetivo desenvolver tecnologia para atingir colheitas essenciais na Lua ou em Marte, que permitem o desenvolvimento sustentável da vida no espaço. “A hipótese central é que a planta cresce mais rápido na Lua do que na Terra”, diz José María Ortega, coordenador geral da empresa. “Nossos pilares são a geologia planetária , a biologia vegetal e a engenharia aeroespacial”, destaca o empresário, para quem se trata de um projeto que “terá rentabilidade futura”. 

Nesse sentido, esclarece que enviar "algo" ao espaço é muito caro, por isso é preciso ser sustentável a partir do que se encontra lá. “ Não é só plantar sementes , é preciso gerar atmosfera e meio ambiente por meio da engenharia, se quisermos plantar ali”, especifica Ortega. 

Tudo começou em 2016, quando um grupo de estudantes universitários se inscreveu na chamada internacional Lab to Moon organizada pela TeamIndus, a equipe indiana que participou do Google Lunar X Prize . Tratava-se de uma competição que buscava impulsionar o investimento em futuras missões privadas à Lua promovidas pelo Google e pela fundação XPrize. Embora o prêmio tenha sido abandonado, para o Projeto Lua Verde foi uma grande oportunidade.   “Deixamos de ser um projeto universitário para nos profissionalizarmos e formarmos uma empresa”, explica Ortega, que dirige a empresa junto com Jesús Martínez Frías, Jorge Pla García, Eva Sánchez Rodríguez e Juan Hernández Narváez. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.