CI

Aprovadas seis novas cultivares de aveia

São materiais com aptidão para cobertura do solo e produção de forragem


Foto: Divulgação

Produtores de aveia terão brevemente mais seis opções de cultivares. A aprovação dos novos materiais aconteceu na plenária final da 41ª reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (CBPA), realizada esta quinta-feira (31) na sede de pesquisas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná), em Londrina.

A reunião congregou mais de 100 especialistas ligados a universidades e centros de pesquisa que integram a rede cooperativa nacional de ensaios, coordenada pela CBPA.

Na rede são testadas linhagens e cultivares destinados à produção de forragem, cobertura do solo e, também, de aveia branca para alimentação humana. O objetivo da reunião, realizada anualmente, é avaliar os resultados desses estudos e planejar as atividades para o novo ciclo.

Durante três dias, os participantes se dividiram entre reuniões nas câmaras técnicas — ecofisiologia, melhoramento genético e biotecnologia, qualidade industrial e sementes, práticas culturais e fitossanidade —, palestras, sessões plenárias e debates.

Cultivares

Passaram pelo crivo da comissão três novas cultivares de aveia granífera — URS Esteio, URS Olada e URS Poente — desenvolvidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), todas indicadas para cultivo no próprio estado onde foram desenvolvidas e ainda no Paraná.

A empresa de melhoramento genético Agroalpha, também do Rio Grande do Sul, teve aprovados três materiais com aptidão para cobertura do solo e produção de forragem. As novas cultivares são indicadas para os estados do sul e ainda não têm nome comercial.

As cultivares aprovadas não chegam imediatamente ao mercado, seguem antes para registro no Ministério de Agricultura e Abastecimento (Mapa) e multiplicação de sementes. A 41ª reunião anual da CBPA foi uma realização do IDR-Paraná, com patrocínio da empresa SL Alimentos, de Mauá da Serra (região norte do estado).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.