Assistência técnica eleva produção de ovinocultor em 2000%
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,676 (-0,11%)
| Dólar (compra) R$ 5,47 (1,26%)

Imagem: Pixabay

OVINOCULTURA

Assistência técnica eleva produção de ovinocultor em 2000%

Caso de sucesso vem do Mato Grosso do Sul
Por: -Eliza Maliszewski
306 acessos

O ovinocultor Paulo Roberto de Rezende Júnior, do município de Terenos (MS), enfrentava muitos problemas desde que começou na atividade, há cerca de dois anos. Os cordeiros e ovelhas tinham alto índice de mortalidade, cerca de 70%, e o índice de produtividade era baixo. Por ano cerca de 29 animais iam para o abate.

Com auxílio de assistência técnica e gerencial da propriedade e do rebanho oferecido pelo Senar/MS, Júnior conseguiu melhorar a eficiência produtiva em mais de 2000%. O volume de quilos produzidos por hectare era 17 e passou para 382 quilos por hectare em um ano.

Outros números também melhoraram e muito. O total de animais para o abate chegou a 161, com a produção em quilos dando um salto de 667%, indo de 847 quilos para 6502 quilos. A taxa de mortalidade de cordeiros baixou para 7%. “O cenário mudou muito. Tinha vontade de desistir da atividade mas com ajuda técnica e incentivos a gente pode melhorar e seguir e se aprimirar na atividade”, ressalta o produtor que usa o serviço há um ano.

A Assistência Técnica Gerencial (ATeG) auxilia, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à assistência técnica e às novas tecnologias.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink