CI

Banana: 400 mil pés são danificados por tempestade no Norte de SC

Perdas somariam mais de R$ 25 milhões


Foto: Pixabay

No fim de fevereiro, mais especificamente em 26/02, uma tempestade, ocasionada por uma microexplosão, causou estragos severos na bananicultura do Norte de Santa Catarina. Segundo levantamento da Epagri, os principais municípios afetados foram Luiz Alves, Massaranduba e São João do Itaperiú, que juntos somam mais de R$ 25 milhões em perdas com a cultura.

Ainda de acordo com a empresa de pesquisa, outros setores, como de arroz, eucalipto e construção civil também foram afetados pela intempérie. Porém, o impacto mais significativo ficou por conta dos bananais. Jorge Marangoni, da Febanana (Federação das Associações e de Cooperativas dos Produtores de Bananas de Santa Catarina), relatou que o número de plantas chega a 400 mil pés danificados na região. Políticas públicas têm sido empregadas a fim de assegurar os produtores impactados, como através da ampliação de financiamentos e de programas de restauração sem a ocorrência de juros.

Espera-se que o regime de chuvas se regularize e diminua no Norte de SC com a chegada do outono, que começou hoje.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.